Transcender na “Era Pandêmica”

Transcender na “Era Pandêmica”

A jornada evolutiva nos molda e transformará quem somos em um breve futuro

Através de aprendizados, tentativas e erros estabeleceremos o que podemos ser e alcançar, atravessando essa existência atual.

Era comum ouvirmos, ou nós mesmos relatarmos, que nunca tínhamos tempo para nada, quando de repente estamos diante de mais tempo para possíveis realizações, com a possibilidade de transcendermos modelos obsoletos; e quem sabe para alguns, atingir um patamar mais evolutivo, absorvendo novos processos de aprendizagens.

Transcender significa passar para um próximo nível, superando as limitações atuais. É você ir do ponto atual até o ideal, agregando tudo o que captou nesse caminho ao seu processo evolutivo.

Importante salientar que como seres humanos nascemos com fatores “epigenéticos” oriundos de nossos pais e ao longo do tempo, com esforço e paciência construímos a nossa própria versão, aquela que mais contempla nosso modelo de mundo real e transcendermos à medida que ganhamos experiência e ampliamos aprendizados. Deixamos de ser criaturas comuns e medianas que obedecem unicamente a instintos, pois muitas oportunidades nos expõe para irmos adiante. Ao transcendermos nossos limites físicos, mentais, emocionais conseguimos ultrapassar qualquer barreira e seguir em frente num novo patamar evolutivo.

Muito se tem afirmado que, após a pandemia, o mundo irá mudar bastante. Mas será que esse tipo de acontecimento realmente causará impactos permanentes no comportamento humano? A sociedade influencia nossas vidas de inúmeras formas, que são diferentes para cada cultura e região geográfica. Afinal, somos seres sociais e, por isso, fatores externos acabam sendo importantes para moldar quem nos tornamos.

Alguns aspectos em que a sociedade pode influenciar nosso comportamento diz respeito às expectativas profissionais, com relação ao sucesso, status, estabilidade financeira, etc. A estrutura social também nos convida a evitar cometer atos considerados moralmente errôneos. Basicamente, a sociedade em que vivemos determina a maneira como agimos. Por isso, eventos de grande impacto no mundo certamente refletem em nossas vidas. Também começamos a questionar o que é realmente essencial em nossas vidas. 

Transcender: segundo uma visão filosófica científica:

Immanuel Kant, filósofo alemão (1724 – 1804), revolucionou o pensamento sobre o mundo ao observar que não temos como definir o que está externo a nós, a não ser pela mente e “nossos sentidos”. Assim, tudo que vemos e vivenciamos é, em sua base, uma interpretação, e não a “realidade”.

Essa visão é a base da Gestalt Terapia. Os estudos de Kant ficaram conhecidos como Idealismo Transcendental. Nestes conhecimentos ele afirma que nossas ideias e experiências, nada mais são do que percepções de nossas faculdades mentais.

Kant, indicou uma nova perspectiva quanto à transcendência. Para ele, deveríamos passar a nos preocupar com as possibilidades condicionadas ao conhecimento em si. Isso porque ser “transcendental” significa ter noção sobre as nossas capacidades cognitivas. Dessa forma, Kant indica que transcender é a forma da mente constituir um objeto que nos permite experimentá-lo como tal. Em geral, o conhecimento transcendental é a consciência de saber experimentarmos esses itens como objetos. Graças a Kant, podemos informar que algumas características de tais representações não se originam da impressão que temos deles. É propriedade da mente agregar a essas características. Assim poderemos ter contato com nossos objetivos adequados e verdadeiros.

Como já mencionado, quando transcendemos, nos colocamos em um caminho de um novo patamar evolutivo. Abandonamos a irrelevância de objetivos menores, obsoletos e sem valor e passamos a focar em nosso processo de desenvolvimento. O olhar para o novo e o desapego ao obsoleto é o que garante transcender modelos que já não agregam valores, porém neste momento, estamos sendo convidados a Evoluirmos, e se negligenciarmos, correremos sérios riscos sociais, econômicos, profissionais, dentre outros. Dessa forma, conseguimos atingir um estado mais elevado de consciência física e mental. Dada as diretrizes propostas pelo mundo, creio que este seja um excelente caminho a percorrer.

Assim, “transcender” significa abandonar o obsoleto e tudo o que não te agrega mais valor neste aqui agora. Somos criaturas culturalmente apegadas ao passado, porém o passado não nos pertence mais. Sugiro que reflita que é necessário deixar de insistir na facilidade do conhecido e na consciência do resultado previsível, para a busca de modelos atualizados e que nos garanta caminhar lado a lado com o processo tecnológico, e que obviamente, está mais alinhado com as necessidades contemporâneas. 

Mudanças comportamentais do passado ao contemporâneo:

Ao longo da história da humanidade, foram muitos os eventos de impacto que provocaram mudanças de comportamento. Na Pré-História, a descoberta de como utilizar o fogo fez com que os hábitos alimentares do ser humano (e suas capacidades cognitivas) se desenvolvessem de maneira extraordinária. O mesmo pode ser dito no que diz respeito à Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, em que o trabalho artesanal foi substituído pelas máquinas.

Em nossa época, a Revolução Digital também trouxe uma série de mudanças comportamentais: as profissões mudaram, as formas de entretenimento se modernizaram, a comunicação se expandiu e a internet transformou o mundo em uma verdadeira “aldeia global”. Cada um desses avanços obrigou o ser humano a evoluir e se adaptar, modificando suas formas de agir e de pensar.

Mas não foram somente os acontecimentos positivos que causaram impactos em nossa evolução. Grandes catástrofes naturais, guerras, pandemias, crises… tudo isso também provocou (como ainda tem provocado) mudanças no nosso comportamento e modo de vida. Neste período de isolamento social, em que estamos enfrentando forças invisíveis, porém assustadoras, é impossível não traçar um paralelo com períodos da história em que outras pessoas foram forçadas a se isolar, tentando se proteger de ameaças externas.

Para a humanidade, a mudança é um convite para a evolução e geralmente acontece para garantir a sobrevivência, por isto precisamos estar preparados para nos adaptarmos ao meio ambiente em constante transformação.

Mesmo com a explosão cultural e tecnológica pela qual passamos no último século, nossa evolução genética se deu de forma muito mais lenta e nossos cérebros continuam carregando informações comportamentais de épocas primitivas. Ou seja, ainda temos uma tendência a pensar de maneira limitada e nos preocuparmos somente com nossa “tribo” – um grupo reduzido de pessoas com as quais convivemos e nos importamos.

Por isso, o maior desafio comportamental da sociedade, hoje em dia, é a cooperação. O medo, atualmente, não é de predadores, mas de vírus e de crises econômicas. Acredito na possibilidade de mudanças significativas na sociedade pós-pandemia, percebendo um cenário em que passaremos a enfatizar mais a felicidade, o prazer em convidar o outro a evoluirmos juntos, em detrimento do apego material e financeiro. Com mais criatividade e empatia, confio que o ser humano possa objetivar mais qualidade de vida, saúde, equilíbrio harmônico e espírito colaborativo. Talvez seja um momento de desacelerar o egocentrismo e focar numa visão mais privilegiada e sistêmica, conscientizando “o outro” para transcendermos e evoluirmos juntos.

Benefícios do Ser Transcendente:

Ultrapassar a nossa visão de vida atual nos leva até outro patamar mais distante e alinhado com o avanço tecnológico e das espécies. Baseado nisso, enxergamos a vida sob outra perspectiva, tornando-nos uma nova pessoa, construindo um caminho que nos levará a uma vida mais saudável, harmônica e plena. Ressalto alguns aspectos que me chama atenção:

Sem conflito – O padrão caótico das mentes comuns não se aplicará mais a você. Sua mente será como um rio límpido que segue naturalmente o seu curso. Ao invés de lutar para empurrar a pedra à sua frente, você a contorna com leveza. O curso de sua vida segue da mesma forma, contornando situações onde conflitos são desnecessários.

Sem sofrimento e dor – Tenho hábito de dizer que o ser humano tem capacidade natural de suportar a dor, mas o sofrimento não. A ideia aqui não é ignorar completamente a existência da dor, mas sim, mudar o seu foco, deixando de conectar com o desespero, principalmente quando somos expostos a situações mais tensa e complexas. Se adaptarmos a dor e por consequência o sofrimento, iremos nos corroer. Com uma consciência mais elevada, passamos a mudar o nosso foco,  aprenderemos o caminho adequado da evolução..

Sem superficialidades – Sua energia e tempo devem ser utilizados em episódios que agregue valor e resultados. Eventos de menor relevância, mas que ainda assim recebem atenção, pouco importarão. Sendo assim, a vida em sua forma mais pura será o cenário significativo.

Conclusão Final:

Transcender não é um alvo para todos. Essa elevação física, mental e emocional é um convite para aqueles cuja a vida tem capacidade de se adequar ao novo. Enxergar “além do agora” é o que permite dar um passo de forma segura a um campo onde pouco se conhece.

Pense no que pode ganhar, caso se disponha a um crescimento mental e emocional. Você pode e deve evoluir, ainda que tropece no caminho, mas certamente transcenderá. Dessa forma, seja firme, paciente e acima de tudo acredite que agora é o momento, na verdade sempre foi, mas agora é uma necessidade premente.

Uma excelente forma de chegar nesse caminho é através de um atendimento individual para contribuir com as estratégias iniciais, proporcionando um salto evolutivo ou até mesmo uma sessão de Constelação Sistêmica para reparar os movimentos que estão te limitando ou dissipando sua energia vital – muitas vezes heranças invisíveis oriundas de seus ancestrais – bloqueando sua iniciativa natural de evoluir nas mais diversas áreas da vida, tais como: carreira profissional, saúde física e/ou emocional, prosperidade, estabilidade financeira, dentre outras. São verdadeiros recursos sustentáveis para expandir sua consciência para um novo patamar evolutivo.

Não postergue o convite que o sistema clama para que você transcenda.

Agende seu atendimento Presencial ou On-Line

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

A Constelação Familiar, foca nos aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.

Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações atuais e/ou descendentes.

Constelação Empresarial, também segue, praticamente, as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×