A Saúde Mental na Visão & Constelações Sistêmicas

A Saúde Mental na Visão & Constelações Sistêmicas

Aqui farei uma breve e pontual exposição a partir de minhas experiências, oriundas de dezenas de atendimentos neste contexto, através das Constelações Sistêmicas & Expansão da Consciência, tanto individualmente como em grupo com pessoas. Ressaltando que esta temática é muito ampla e possui diversas vertentes atreladas com seus estudos e pesquisas como as neurociências, psiquiatria, psicologia, dentre outras.

Um processo complementar e relevante para os resultados

Desta forma, sugiro aqui a Constelação Sistêmica atrelada a Expansão da Consciência como uma abordagem relevante e com recursos eficazes para reparar desconfortos, emaranhamentos, destinos complexos, possibilitando novas formas de pensar e se comportar no aqui e agora. A Constelação Sistêmica emerge como uma possibilidade complementar, associada ou não com qualquer procedimento médico ou terapêutico utilizados pelo paciente e por sua família, portanto, importante mencionar o respeito ao tempo e iniciativa de cada “Paciente-Constelado” para o procedimento e também os recursos terapêuticos já utilizados por ele até o momento, como o acompanhamento médico, os recursos clínicos utilizados, as medicações, dentre outros.

“O que uma geração deixou por resolver, será encargo da próxima, inconsciente e inocente, se esforçar em reparar e solucionar. Assim, presa aos desconfortos, conflitos e assuntos que, teoricamente, estão alheios à sua responsabilidade, há uma transmissão transgeracional, proveniente das dinâmicas celulares, de problemas que por vezes, criam uma cadeia de destinos trágicos, limitantes e complexos. Por intermédio da Constelação Sistêmica & Expansão da Consciência os movimentos oriundos do Centro da Sabedoria, ou seja, do coração (órgão do sistema orgânico com a maior quantidade de células neurais) podemos reparar as violações às Leis Sistêmicas pertencentes ao paciente ou a alguma outra pessoa da cadeia ascendente. Então todos ou partes dos elementos do sistema se transformam, cada um de acordo com suas escolhas, na direção da Evolução e da Estabilidade; não apenas do Constelado com o quadro psicótico, mas também das gerações anteriores e posteriores, que provavelmente, também sofreram e tendem a sofrerem algumas anomalias psicóticas ou quaisquer tipos de transtornos (leves ou complexos) cognitivos”.  

No núcleo familiar, caso haja qualquer grau de violência, perdas, danos e desequilíbrios, a Constelação Sistêmica & Expansão da Consciência surge como uma solução que fornece ferramentas e recursos que proporcionam resultados sustentáveis. Compreender a função de um conflito e permitir que novas possiblidades se apresentem é o aspecto significativo neste contexto, evitando perpetuá-los e ofuscando a repetição dos destinos difíceis e funestos.

É importante apontar que, apesar da Constelação ser considerada no passado uma terapia breve e, atualmente, um processo evolutivo transformacional, especificamente num quadro psicótico, na maioria das vezes, este processo é lento e cauteloso, pois trata-se de um contexto intrincado e delicado, devido à fragilidade e complexidade do quadro e dos elementos envolvidos, muitas vezes pautados por insegurança, desconforto, angústia, dentre outros.

Há uma necessidade, consciente ou não, dos membros familiares de manter informações preservadas, em segredo. Um sentimento de perigo eminente de manter certos contextos velados. Comumente, os casos que atendi com a Constelação Sistêmica, provém da luz que emana do Campo Informacional e que objetiva reparar os desconfortos e barrar os sofrimentos. A busca por respostas, muitas vezes é o grande agente motivador que atrai o Constelado e familiares para o desenvolvimento do processo. Gosto muito de ressaltar que as respostas são eminentes, porém respostas sem reparos e resultados latentes, nunca será garantia de mudança e transformação, neste contexto da saúde mental ou qualquer outro.

O acompanhamento terapêutico e clínico pelo qual o Constelado passa até chegar à Constelação Sistêmica, já mencionei e ressalto, recomendo e reforço que seja mantido. A Constelação Sistêmica atrelado a Expansão da Consciência, é um processo atualizado com diversos aspectos científicos e contemporâneos, dentre os quais destaco: Epigenética, Campo Mórfico, Psicogenealogia, Física Quântica, dentre outros. Estas metodologias em fusão trazem novas formas de ampliar a Visão Sistêmica e compreender com magnitude os impactos de qualquer ação, fator relevante para servir de referências para lidar e comparar com antigos hábitos referente às mesmas questões.

A Constelação Sistêmica & Expansão da Consciência atua no reconhecimento dos contextos e das situações tais como são, como por exemplo: o que é meu, o que é do outro; o que faço com o que me pertence, respeito ao que não me pertence, dentre outros aspectos relevantes. Novas formas de lidar com velhos padrões comunicacionais, crenças e comportamentos. A possibilidade, no sentido de resolução de conflitos, se tornar proativo e protagonista na solução do conflito, ocupando seu lugar de força e responsabilidade dentro do sistema. Alcançar a consciência dos motivos e como se sucederam naqueles contextos ou respeitar que foram desta forma é muito significativo, bem como reconhecer seu papel e posição na família e da força que este lugar tem para si mesmo. Há uma integração nestas novas formas de olhar, sentir, ver e validar estes aspectos, pois proporcionam harmonia sistêmica e mais celeridade para seguir a vida no caminho evolutivo.

Pesquisas, Estudos e Posicionamentos de Diversos Especialistas

O desenvolvimento do trabalho com a Constelação Sistêmica & Expansão da Consciência é produzido com a representação espacial de diversos aspectos anímicos internos do Constelado, oriundo especialmente das informações oriundas do Coração, o centro da sabedoria e o órgão do sistema orgânico composto com a maior quantidade de células neurais. Importante ressaltar que neste contexto os aspectos racionais são pouco ou nada relevantes. Como sabemos pelo referencial da análise transacional, trabalhamos aspectos psíquicos internos limitantes e desconfortáveis, tais como: crianças feridas, crianças adaptadas, adotados, pessoas ingênuas, inocentes, vítimas, lealdades inconscientes, dentre outras. Com o olhar protagonista para estas diversas dinâmicas, sairá do lugar da inércia, da energia vital (iniciativa, motivação, disposição e disposição) comprometida, sacrifício, dente outros, assumindo lugar de responsabilidade, renúncia, respeito, mais característicos de um ser humano mentalmente adulto.

“A reconciliação entre vítimas e perpetradores ocorre quando os dois se olham como adultos capazes de sentir e de seguir a vida adiante na trilha do Futuro e da Evolução”.

A Expansão da Consciência no sentido de enxergar as razões e movimentos ocorridos dentro do contexto Sistêmico é de uma relevância e respeito à Atual Era do Desenvolvimento, garantindo o suporte para melhor adaptação e sobrevivência, como legado, para as futuras gerações. O preço alto pago, muitas vezes carregado pelas pessoas, é muito pesado e desarmônico para ser negligenciado os reparos, que no meu ponto de vista, é simples perante os benefícios da preservação ao amor e conexão pelos elementos passados, presentes e, principalmente, futuros do sistema.

“O trabalho com as Constelações Sistêmicas serve para o enfrentamento e a integração dos aspectos da alma que foram excluídos e dissociados. O potencial da aplicabilidade das Constelações só pode ser desenvolvido num procedimento individual, num olhar onde cada caso é um caso. Embora em muitos processos de doenças se manifestem dinâmicas idênticas ou semelhantes os passos para a solução são diferentes para cada Constelado. Cabe ao Constelador Sistêmico entrar em contato com a realidade do consultado que o leva a mudar de atitude, a obter o alívio ou mesmo a transformação dos sintomas incluindo tudo que é vivenciado no amago profundo do coração como pacífica e saudável”. Dr. Stephan Hausner
Segundo pesquisa publicada recentemente na Revista Superinteressante (2019): A organização Pan Americana de Saúde estima que 23 milhões de pessoas ao redor do mundo sofram com transtornos psicóticos, termo que se refere a um conjunto bastante diversos de diagnósticos. O mais famoso e também mais comum é a esquizofrenia. Mas dentro das diversas manifestações da psicose, principalmente como estrutura clínica poderíamos apontar para os quadros: psicoses paranoicas, psicoses depressivas, transtornos bipolares e sua manifestação em outras doenças como a depressão severa, transtorno dissociativo de identidade, transtorno de personalidade, dentre outros. Ainda atrelado a esta pesquisa, na maioria das vezes o tratamento de pacientes psicóticos envolve medicamentos psicotrópicos associados ao acompanhamento terapêutico constante. Foi só na última década que cientistas colocaram a prova o efeito da terapia em quadros psicóticos e os resultados mostraram-se promissores. Primeiro porque a terapia combinada com os remédios se mostrou mais eficiente do que a medicação sozinha. Segundo, porque conseguiu melhoria em quadros nos quais os pacientes, com validação médica, abandonavam os remédios.

É justamente neste contexto que a Constelação Sistêmica & Expansão da Consciência, com propriedade de viajar nas raízes profundas das origens dos emaranhamentos e amarras, contribui significativamente para a transformação e reparação do Constelado diretamente e indiretamente para os elementos inseridos no Campo Mórfico Sistêmico (contexto onde é realizado o processo).

Saliento que estamos na fase dos “Ts”, ou seja, iremos nos defrontar com muitos “Transtornos” que irão emergir com velocidade na vida dos seres humanos. Psicoses são distúrbios psiquiátricos graves onde o paciente perde o contato com a realidade, emite juízos falsos sob a forma de delírios, podendo ainda apresentar distúrbios da “sensopercepção” sob a forma de alucinações (percepções irreais no sistema representacional primário: audição, visão, tato, gustação e olfato), distúrbios de atitudes podendo comprometer o convívio social, além de outras formas bizarras de comportamento.

Antes de existir como diagnóstico, a distorção do senso de realidade era conhecida simplesmente como “loucura”. O louco era um indivíduo à parte da sociedade. Aquele que não se envolvia com a realidade compartilhada com os demais. Neste sentido, percebe-se o movimento de exclusão (violação de grau grave dentro das Leis Sistêmicas), segregação destas pessoas do meio sociocultural. Ficavam marginalizadas, afastadas e rejeitadas pela sociedade.

Alguns textos e retóricas de Bert Hellinger – psicoterapeuta alemão e denominado “pai das Constelações Familiares” – apontava que as psicoses não eram o sofrimento para um indivíduo, mas sim o sofrimento de todo um sistema familiar. Algo que por vezes se perde no tempo, mas não o lugar. O espaço, o lugar, este sempre retorna, repete e remete a histórias anteriores, inacabadas, com ciclos perpetuados e carregados de emoções e sentimentos contraditórios, como culpa, medo, prazer, repulsa, vergonha, raiva, satisfação, pena, dentre outros. Também Stephan Hausner na mesma linha aponta: “Não podemos reduzir as doenças a uma pessoa. A doença muitas vezes serve ao sistema. Ela conecta e separa”. 

No olhar das Constelações Sistêmicas & Expansão da Consciência há um objetivo e especifico para uma visão ao sistema como um todo, não apenas para o indivíduo que sofre com o sintoma, mas sim o padrão de comportamentos e crenças que aponta para incidentes anteriores registrados no histórico familiar, oferecendo recursos e possibilidades que além de melhorar a qualidade de vida, sejam inclusivas e resolutivas. A Constelação Sistêmica, como abordagem de solução dos desconfortos do passado na migração da vida evolutiva no futuro, torna-se efetiva alternativa para a resolução de conflitos e amarras que limitam a evolução, por trazer uma imagem de amplitude sistêmica, permitindo assim o reconhecimento, a diferenciação, integração e inclusão de todas as partes do macro sistema.

No contexto fenomenológico, respeitamos aspectos elementares trazidos pelo paciente, ou seja, seus delírios, vozes, visões, fantasias ou paranoia são material clínico para investigação e aprofundamento. O conteúdo destes fenômenos é muito importante. Eles podem refletir medos e experiências passadas que funcionam como gatilhos para as crises e manifestações do paciente. Falar sobre tais experiências auxilia o paciente, pois muitas vezes nestas “falas” são trazidos à tona elementos mais amplos que vão além de sua história pessoal, incluindo, por exemplo, seu histórico familiar, sua cultura, acontecimentos passados, características bioquímicas, genéticas, padrões repetitivos no sistema familiar, crenças e segredos anteriores e ainda presentes na vida do paciente, dando-lhe lugar e atenção devida, o que proporciona-lhe reconhecimento e diferenciação na sua vida cotidiana.

Finalizando e resumindo, baseado em minhas experiências de atendimentos em Grupo e Individuais, exclusivamente com as Constelações Sistêmicas & Expansão da Consciência, sustento a ideia que nas dinâmicas e manifestações da estrutura psicótica, precisa-se investigar se há manifestações hereditárias, ou seja, famílias onde haja um elemento que sofreu de esquizofrenia ou outros transtornos cognitivos, em uma ou duas gerações descendente emerge novamente um outro elemento: algum filho, neto ou bisneto. Utilizando o Genograma e os estudos Transgeracionais em famílias com acometimentos psiquiátricos, podemos muitas vezes verificar como a incidência de quadros psicóticos se repetem, por vezes pulando algumas gerações e elementos, fazendo-se novamente presente nas gerações seguintes, por isto ressalto novamente que este modelo transgeracional atrelado às anomalias mentais, requer cautela e atenção nas três próximas gerações a se desenvolver.

Agende sua Constelação Sistêmica Familiar / Pessoal / Profissional ou Empresarial

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com o cientista e biólogo Rupert Sheldrake. Epigenética com o cientista Bruce H. Lipton. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

A Constelação Sistêmica, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.

Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×