Constelação Sistêmica Individual e os Bonecos

Constelação Sistêmica Individual e os Bonecos

As Constelações Familiares e Empresariais se tornaram bem conhecidas como um trabalho vivencial em grupos com pessoas. Este trabalho, assim como as áreas afins do trabalho sistêmico orientado às soluções e à psicoterapia fenomenológica, alcançou uma importância fundamental nas áreas psicossociais e também em diversas abordagens da terapia individual.

É um processo de transformação e cura que afligem o ser humano, sua família ou uma empresa, É um caminho de evolução, no campo pessoal, familiar e profissional. A maestria como vemos seus resultados está atrelado, por ser uma metodologia Sistêmica, olhando o ser humano de maneira integral e não fragmentado. É uma abordagem que, em um breve período de tempo, permite enxergar raízes profundas e históricas de problemas ou limitações atuais encontrando e apresentando seus caminhos de solução.

Há profissionais Consteladores que atuam com este relevante modelo apenas com grupo de pessoas, porém numa especialização é natural desenvolvermos este trabalho individualmente, proporcionando resultado tangível e sustentável.

O trabalho de Constelação com figuras, objetos ou bonecos proporciona um método simples, direto e eficaz, representando um membro familiar ou empresarial do sistema em questão, que são dispostas em uma mesa, representada pelo Campo Morfogenético, ou seja, o Campo informacional e de Memória Coletiva, criado pelo cientista e biólogo inglês, Prêmio Nobel, Rupert Sheldrake, onde é possível desenvolver o trabalho, proporcionando resultados extraordinários e sistêmicos.

O Processo da Constelação Individual com os Bonecos

O processo da Constelação Sistêmica foi criado pelo alemão Bert Hellinger, mas o desenvolvimento deste trabalho com Bonecos, é de origem do casal:  Jacob Schneider e sua esposa Sieglinde. Relata-se que Schneider nas primeiras tentativas para trabalhar com esse método, pega uma sacola com os Playmobil do seu filho, carregando-os em lugares em que não tinha o apoio de um grupo para os seus trabalhos de terapias e aconselhamentos. Dentre estes lugares estão inclusos um centro de aconselhamento de famílias e casamentos, clinicas psicossomática, pequenos grupos de supervisão e suas próprias práticas de consultorias privadas. Estavam compelidos de alguma forma a proceder na direção das Constelações que após sua primeira experiência com Constelações em grupos já estava certo que esse seria o seu método e a maneira de desenvolver seus trabalhos. Schneider percebe que era prático, fácil de carregar e possuíam poucas variações entre elas: simplesmente homens e mulheres em várias combinações de cores e foi ganhando experiência sem nenhuma opinião ou objeção externa. Nessa época, não tinha certeza de que ainda era possível comprar essas figuras Playmobil mais simples. Entretanto, o tipo de figura utilizada não é o mais relevante.

Particularmente, após tantos anos trabalhando, hoje sinto-me confortável de trabalhar com os bonecos no processo da Constelação Sistêmica e a Expansão da Consciência, percebendo que esta revela os emaranhamentos dos Constelados no seu sistema familiar ou empresarial e para tornar claras as conexões e soluções do sistema. Permite ao indivíduo tomar o seu lugar apropriado na rede de relacionamentos, uma posição que é possível tomar honrando e respeitando a ambos os pais. A dinâmica das conexões e soluções tem de ser explicitada pelas Constelações com bonecos sem a ajuda dos sentimentos ou “feedbacks” dos representantes, uma vez que bonecos não sentem e não falam.

É tarefa do Constelador ter a habilidade de sentir o sistema e expressar os sentimentos que refletem a dinâmica familiar. Em minhas práticas, os Constelados trazem um entendimento inconsciente do processo, do contrário eles não poderiam montar a Constelação de maneira apropriada e eu não conseguiria “sentir” o sistema. É de minha responsabilização, como observador externo, ajudar a “alma do sistema” do Constelado, trazendo para o consciente o que está sendo ofuscado, revelando abertamente.

Eu geralmente faço uso de frases de cura e transformação que proporcionam resultados significativos, até mesmo por estar atrelado aos aspectos relacionados à Homeostase da Física Quântica. Podem ser pronunciadas em diversos contextos distintos, tais como: quando o Constelado está com dificuldades em tomar o seu novo lugar no sistema, quando a solução que encontramos ainda não “ajustou” ou parece necessitar de mais aprofundamento ou elucidação. Frequentemente, a parte mais importante do processo em uma Constelação Individual com Bonecos – assim como nas Constelações em grupo – é ser tocado pelas frases que revelam a profundidade das conexões e ser tocado, também, pelo alívio e a liberação das frases de força. Com muita frequência eu peço ao Constelado repetir as frases apropriadas em voz alta.

Experiências anteriores com grupos de Constelações

Eu trabalho principalmente com grupos e meu uso de figuras em trabalhos individuais é baseado totalmente nos meus trabalhos de Constelações em grupos. Eu não consigo me imaginar fazendo Constelações com bonecos sem uma relevante experiência com Constelações em grupo. É necessário que um profissional possua experiências com Constelações em grupo para trabalhar com Constelações com bonecos. Eu recomendo assistir a uma Constelação em grupo trabalhando uma questão sua, observar trabalhos de Constelações Sistêmicas que proporcionarão impressões de como são as Constelações. Na próxima oportunidade entrarei em detalhes sobre quando uma Constelação com bonecos e como eu introduzo o método ao Constelado e como eu conduzo naturalmente o trabalho com a convicção de resultados satisfatórios e sustentáveis, atendendo as necessidades e indo muito além delas.

O Desenvolvimento do Processo

Primeiramente, existem problemas que podem ser solucionados por mudanças no comportamento do Constelado, através de aprendizado, criatividade e até espiritualidade. Neste caso a preocupação é, até certo ponto, com algum tipo de atividade mental que o libere de pensar e agir de maneiras que bloqueiam a solução.

Há também a área dos traumas, as feridas profundas que geralmente se relacionam com amores interrompidos, movimentos não concluídos de aproximação à mãe, ao pai, outra pessoa importante ou até mesmo à própria vida. Estas feridas traumáticas frequentemente nascem de experiências da infância e podem ser resolvidas por um processo retroativo de cura da alma entre a criança e aquilo que é essencial à sua vida.

Finalmente, existe uma vasta área de conexões e liberações nos relacionamentos. Problemas podem aparecer em uma conexão profunda de uma pessoa a um destino comum e suas consequências, primeiramente dentro da sua família e das pessoas próximas a ela. A solução é encontrada através de “insights” dentro das Ordens do Amor.

O trabalho de Constelações é focado nos processos de conexões e liberações na alma. As soluções emergem através do olhar para todo o sistema de relacionamentos. Cada um dos integrantes do sistema carrega seu próprio destino por conta própria, evitando meter-se no destino alheio. Todos os membros do sistema devem permitir que os acontecimentos do passado permaneçam realmente no passado. Em essência, existe evidencias que indicam quando uma Constelação Sistêmica é uma metodologia inquestionável, cito apenas algumas: sempre que existir algo na “alma do grupo” que deseja ordem, paz ou conclusão; quando emaranhamentos estão atrapalhando um processo de solução ou quando uma dificuldade no destino familiar se mostra um fardo.

Em uma Constelação, a base para um passo que leva a uma solução é construída a partir de informações relevantes: os eventos mais importantes na história familiar (da família atual e/ou da família de origem) e os destinos dos familiares e pessoas próximas. Estas informações e a maneira com que o Constelado as expressa geralmente leva a um movimento profundo no sistema de relacionamentos e também leva a um vislumbre do amor, do respeito e dos emaranhamentos que atuam no sistema. Ou então você pode sentir imediatamente qual informação possui força e qual não possui. Esta troca de informações é dialógica e ambos (o cliente e o terapeuta) necessitam estar conectado com o Campo Morfogenético. Este processo reside no essencial e existe a serviço da solução, que pode ser alcançada apenas com respeito e aceitação aos eventos e destinos envolvidos.

Atenção peculiar no Processo da Constelação Individual

Os perigos e equívocos que podem ser feitos durante a execução de uma Constelação com Figuras são basicamente os mesmos presentes ao constelar com grupos:

  • Trabalhar sem o Constelado estar realmente preparado para a Constelação ou decidido por fazer o processo;
  • Seguir um padrão pré-determinado que não permita que nada novo e diferente surja;
  • Trabalhar com muita informação e intoxicar o sistema com as informações colhidas antes do processo;
  • Ser influenciado por padrões visuais ou associações que não encontram harmonia na alma.

A principal deficiência das Constelações com bonecos, comparada com uma Constelação em grupo, é que não é possível a um terapeuta entrar em contato com as dinâmicas do sistema através das declarações dos representantes. Em casos complexos isso é crucial, dependendo da habilidade e experiência do Constelador.

Um dos aspectos mais relevantes no processo é a empatia e confiança entre Constelador e Constelado, isso pode ser muito surpreendente nos resultados finais, para atender as necessidades do Constelado. A compreensão significa tomar aquilo que emerge das profundezas. A antiga palavra grega para “verdade” significa aquilo que não está oculto da visão. Aquilo que se desemaranha e é solucionado, geralmente vem de maneira inesperada e silenciosa.

Constelação Individual com Bonecos é uma oportunidade de trabalho para Constelador iniciante que não se sentem competentes para lidar com processos em grupo, a fim de que ganhe experiência e segurança. Uma Constelação com bonecos também evita o perigo de representantes trazerem seus próprios problemas pessoais à Constelação e o Constelador não estar conectado ao campo, não conseguindo diferir se a informação é oriunda de seu modelo pessoal ou informação do próprio campo. Lembrando que informações pessoais, não tem o mínimo de relevância para o processo, podendo contaminar o campo e produzir os resultados finais comprometidos.

Bonecos e o Trabalho do Movimento D’Alma

Constelação Individual com bonecos podem ser limitadas a uma representação visual, que é como trabalhei em meus primeiros anos, trabalhando exclusivamente em ambientes corporativos. As figuras providenciam uma ponte visual, uma descrição gráfica do que está em discussão, um método que talvez permita sugestões indiretas. Tudo isso pode ser muito útil, mas uma Constelação pode oferecer mais. É incrível como ela estabelece um espaço para alma onde a “alma do grupo” pode ter ressonância. Essa ressonância é transferida entre Constelador e Constelado.

O trabalho de Constelações me toca e comove profundamente porque dá dimensão. Imagens espaciais são diferentes de imagens bidimensionais planas, não apenas em evidenciar a correta dimensão dos relacionamentos mas principalmente porque permitem que algo surja através da imagem. Aquilo que se mostra é algo difícil de descrever e não é visível ao se olhar apenas para a imagem. O que surge é um campo de ressonância.

A profundidade surpreendente da sensação energética não é oriunda exclusivamente do processo da Constelação, pelo contrário em minha humilde percepção, muito mais é emergida através da “ressonância mórfica” que é também algo conectado por palavras: palavras que refletem verdades básicas, palavras que esclarecem, palavras de conexão e “desmaranhamento”, palavras de amor e de força. As experiências profundas e comoventes também surgem de gestos, uma expressão física dos movimentos da alma.

Em um processo de Constelação Individual com bonecos e na imagem da solução o Constelado experimenta algo que pode ser levado eternamente para sua vida – algo que produz resultados imediatos e que continua a trabalhar na sua alma, por muito tempo e frequentemente se desdobra em sua total potencialidade.

Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

A Constelação Familiar, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.

Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×