Histórias & Metáforas: O Poder subliminar Evolutivo

Histórias & Metáforas: O Poder subliminar Evolutivo

 

Diz o ditado popular e é pura verdade, que todo mundo se atenta para ouvir uma boa história. Uma história bem contada atrai as pessoas e fica na memória, pois tem forte poder de emanar mensagens subliminares para o inconsciente do Ser Humano, fixando com mais clareza o conteúdo e os reflexos desta mensagem.

Para desenvolver recursos que tornem as narrativas mais envolventes, é utilizado o storytelling, termo em inglês, surgido em 1993, nos Estados Unidos, quando Joe Lambert lançou um projeto intitulado “American Film Institute”- que pode ser traduzido ao pé da letra significa “contação de histórias”, no nosso português, Contador de Histórias. A arte de contar histórias nos acompanha desde a era primitiva antes de Cristo. 

O Storytelling, ou seja, a arte de Contar Histórias permite-nos de uma forma criativa transmitir palavras, pensamentos, ideias, defender pontos de vista e até criar mundos ficcionais, envolvendo o nosso interlocutor na narrativa de uma forma ímpar.

As histórias nascem, assim, da necessidade básica que qualquer ser humano tem de comunicar, sendo este processo cada vez mais desafiante na medida em que nos apercebemos da existência de excesso de informação, em função de um crescente défice de atenção por parte das pessoas. Falamos de uma técnica ou de um recurso que se tem usado para comunicar e utilizar a linguagem num dos níveis mais elevados, permitindo às pessoas a capacidade de potenciar de forma simples e prática uma determinada mensagem.

Desde sempre nós, seres humanos, estivemos expostos às histórias, tendo estas a facilidade de nos ajudar a perceber e relacionar dados de informação, nem sempre lógicos sob o ponto de vista analítico, mas facilmente compreendidos devido ao poder que as narrativas têm em nos despertar emoções.

As histórias têm o papel de atrair a atenção das pessoas, envolvendo-as em determinadas matérias e assuntos, muitas vezes promovendo nestas a inspiração necessária para as motivar ou enviar a elas mensagens de grande impacto, desenvolvendo uma relação emocional muito mais forte e sustentável entre pessoas.

Por outro lado e nada diferente do mencionado acima em relação às Histórias, as Metáforas é considerada uma figura de linguagem, um recurso semântico, que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer uma relação de analogia. Para que a analogia possa ocorrer, devem existir elementos semânticos semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.

Metáfora em latim significa algo (Meta) sem sentido (Phora).

Quer dizer que é um meio utilizado por quem escreve ou por quem fala, para melhorar a expressividade comunicacional. Quando é inserida em uma frase, faz com que esta frase se torne mais eloquente para os que as leem e as ouvem.

As Metáforas estão presentes em todos os âmbitos de nosso cotidiano. Aparecem por exemplo:  na música, nas poesias, e o tempo todo em nossa fala. Estudiosos de linguística já deduziram que usamos em média 4 metáforas a cada minuto, em uma conversa informal. Esta é uma conclusão que serve para justificar uma outra consideração que afirma ser praticamente impossível nos comunicarmos sem o emprego de metáforas.

Pode ser entendida como um artifício sublime e nobre de linguagem capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita, pois como mencionado, histórias e metáforas não são mensagem diretas que tem objetivo de atrair o consciente do Ser Humano e sim mensagens inespecíficas e indiretas para que cada Ser Humano interprete o que for mais adequado de acordo com seu modelo cultural ou modelo de mundo.

Um exemplo simples e comum de Metáfora: Aquela menina é uma “flor”. – Subtende-se que a menina é meiga, bonita, cheirosa, delicada. Ou seja possui características de flor. Mas, sabemos que aqui o vocábulo “flor” não se refere ao órgão de reprodução de uma planta.

Existem infinitos exemplos de metáforas, mas o que é fato é que assim como as histórias, tem um relevante impacto nas mensagens escritas ou faladas, fixando-as por um tempo indeterminado no inconsciente humano.

Como um apoio à comunicação, ela tem o poder de condensar em uma ideia simples que talvez não conseguiríamos explanar nem em horas de explicação tradicional. No linguajar do dia a dia, as metáforas têm a capacidade de suavizar ou potencializar o que o significado ao pé da letra exprime com dificuldade.

Na linguagem Hipnótica, são preciosidades para desencadear processos de cura, transformação, ressignificação e até mudanças de crenças limitantes.

A Construção e o Uso das Histórias e Metáforas

A construção de Histórias e Metáforas na comunicação e linguagem é muito recomendada, pois sempre está ligada ao sentido, ao significado de um determinado termo. Se por um lado elas auxiliam na construção de uma realidade ficcional, não real, por outro, elas podem ser utilizadas no rumo inverso, do ficcional para o real, de forma que uma determinada história possa ter seu sentido utilizado como reflexão para a vida cotidiana.

Recorrer a metáforas é também um excelente recurso para que o interlocutor (receptor da mensagem) não se esqueça da mensagem recebida. Nossa tendência para recordar de Histórias e Metáforas é imensamente maior do que para lembrar-se de conversas lógicas. Quando metaforizamos, portanto, estamos dando para o interlocutor a chance de ter em mente, e sempre à mão, uma ferramenta que lhe permita falar a língua do seu próprio inconsciente.

O objetivo geral do uso das Histórias e Metáforas é ter um enredo que gere novas condutas, provoque emoções e reflexões no interlocutor. Como uma síntese, ela condensa os elementos relevantes e essenciais, deixando em segundo plano os latentes, não explícitos.

Onde poderei ter contato com estes recursos? 

Sábado dia 31 de agosto das 9 às 12:30 horas, no Grupo iDHEall – 19 anos Desenvolvendo Pessoas sem fins lucrativos, apresentaremos um Workshop aberto a todas as pessoas que querem enriquecer sua comunicação e linguagem com o recurso das Histórias e Metáforas. Será apresentado por uma das maiores autoridades neste assunto: Orlando Nussi, autor de 18 livros da coleção FRASES, DICAS E HISTÓRIAS MARAVILHOSAS, com mais de 860 metáforas para reflexão.

Será no auditório do Sest Senat Campinas-SP e o valor é simbólico – R$ 20,00 (vinte reais) – manutenção do Grupo iDHEall.

 

Cassio Corazzari

Fundador e coordenador do Grupo iDHEall.

 

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