A Constelação Sistêmica e as Pesquisas Cientificas da Epigenética

A Constelação Sistêmica e as Pesquisas Cientificas da Epigenética

A abordagem da Consciência Sistêmica integra os princípios da psicossomática, psicoterapia corporal, do Diagnóstico Sistêmico, da terapia de Bert Hellinger, do Campo de Ressonância Mórfica de Ruppert Sheldrake, da física quântica, da neurociência e agora com os estudos científicos avançados da Epigenética. A poderosa ferramenta da Constelação Sistêmica, com a base teórica da Expansão da Consciência, se tornou extremamente eficiente para trabalhar com os conhecimentos atrelados ao estudo científico da Epigenética.

Um Constelador preparado e consciente sabe como conduzir esse trabalho e como chegar nesse nível de proporcionar os resultados e ir além deles. Precisamos como Consteladores, atualizarmos os conhecimentos, obviamente muito bem desenvolvidos por Hellinger e muitos outros contribuintes neste Processo relevante. Haja visto, relatos que recebo que resultados realizados em Vivencias em diversos lugares do Brasil, seus resultados foram apáticos e a Energia do Campo Mórfico não emergiu sobre o Sistema. Tão importante como a Constelação em si, é a qualidade da condução do Processo e os recursos adicionais utilizados pelo Constelador.

E como veremos abaixo na Epigenética, quando trabalhamos com uma pessoa, na realidade, estamos trabalhando com vários sistemas, os ancestrais, e futuras gerações.

Quanto mais poderosa é a técnica, requer profissionais bem preparados e conscientes para utilizá-la com criatividade, para tal, assim como um médico, precisamos estar sempre estudando, pesquisando, atualizando e observando as metodologias emergentes que corroboram com este Processo para agregar valores significativos e resultados sustentáveis.

Você é uma pessoa com problemas que ainda não encontrou soluções adequadas?
Você é um profissional e quer ampliar sua atividade e realmente ajudar seus clientes a encontrar soluções sistêmicas efetivas e rápidas?

A Constelação Sistêmica atrelada a Expansão da Consciência, pode ser aquilo que você tanto procura.  Além de atender as necessidades e ir além delas, é cientificamente comprovada como uma das que proporciona uma musculatura poderosa nas Conexões Neurais e proporcionando imediatamente Desenvolvimento e Evolução em todas as áreas Sistêmicas na Vida de um Ser humano. Nosso compromisso é tirar as pessoas e os sistemas do sofrimento e conduzi-los para uma dimensão muito mais saudável e com Equilíbrio Harmônico.

As Pesquisas Cientificas da Epigenética

Já parou para se perguntar como pode existir uma mesma informação genética para cada célula e termos uma quantidade enorme de tipos de células com diferentes funções

É fato que conhecemos a Genética (traços físicos herdados), agora a Epigenética (atrelados a pensamentos e comportamento herdados). 

Bruce Harold Lipton, nascido em 21 de outubro de 1944 em Mount Kisco, Nova York, em 1982, começou a investigar os princípios da física quântica e o modo como eles podem ser integrados na compreensão dos sistemas de processamento das informações contidas na célula. Realizou diversos estudos sobre o cérebro da célula. A sua pesquisa na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, entre 1987 e 1992. De suas descobertas emergiu um dos campos mais importantes de estudo científico, a Epigenética. Bruce é atualmente considerado uma das principais vozes da Ciência Biológica.

Epigenética é um termo referido como uma extra informação genética que com ajuda de modificações de cromatina e DNA ajudam ou inibem determinado genes. Epigenética (do grego “epi”= “sobre”, e “genesis” = “origem”, “criação”) é o que influencia características em nós que não envolvem mudanças nas sequências de bases do DNA. “A partir do momento em que um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, essa nova célula (agora denominada de ovo) dará origem a um conjunto de células que irão originar o embrião. A formação do embrião depende da captação de sinais pelas células, sinais estes que podem vir de dentro das próprias células, de células vizinhas (incluindo as células da mãe) e do meio externo (do ambiente). Os sinais recebidos pelas células irão determinar não somente a morfologia (forma) e fisiologia (funcionamento do organismo) do futuro embrião e indivíduo, mas também o seu comportamento. Nesse sentido, as células respondem a nutrientes e hormônios, mas também a sinais físicos, como calor e frio, e comportamentais, como estresse e carinho.

A Epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA. Por muitos anos, considerou-se que os genes eram os únicos responsáveis por passar as características biológicas de uma geração à outra.

Entretanto, esse conceito tem mudado e hoje os cientistas sabem que variações não genéticas adquiridas durante a vida de um organismo são frequentemente transferidas aos seus descendentes.

A herança Epigenética depende de pequenas mudanças químicas no DNA e em proteínas que envolvem o DNA. Existem evidências científicas mostrando que hábitos da vida e o ambiente social em que uma pessoa está inserida podem modificar o funcionamento de seus genes”. É aí que entra a Epigenética. Em geral, os genes – por vezes, vários ao mesmo tempo – estão acoplados a regiões reguladoras. São pedaços de DNA que não contêm receita para a produção de nada, mas é neles que determinadas moléculas se conectam e iniciam a ativação daqueles genes, como um dedo no como um dedo no interruptor.

Esses processos são muito dinâmicos. Afinal, são eles que permitem a produção de diferentes tipos de célula. Os processos Epigenéticos também são bem permeáveis a influências externas: fatores de estresse, calor, frio, fome etc. Digamos que seu organismo precise se adaptar a certa variação de temperatura. Seria conveniente reorganizar as células, ativar certos genes, e lá se vão os marcadores Epigenéticos executar esta ação.

Por outro lado, coisas bem mais duradouras podem ser afetadas pela Epigenética. Recorde que praticamente todo o seu DNA existe em versão dupla: são duas cópias completas, uma vinda do seu pai, e outra, da sua mãe.

Finalmente, existe a possibilidade de que marcações Epigenéticas sejam passadas de geração em geração – há evidências experimentais comprovadas disso em seres humanos e animais. É como se, de fato, a alimentação do seu pai ou da sua mãe hoje afetasse o metabolismo dos seus netos. Um estudo emblemático demonstrou como esse processo afetou netos de holandeses que passaram fome durante a Segunda Guerra Mundial, levando-os à obesidade. Também há estudos que mostram que pessoas que passaram por um trauma podem ter descendentes naturalmente estressados por causa disso. Ou seja, a herança que trazemos dos nossos ancestrais vai além do DNA que recebemos deles.

Um dos cientistas que vem monitorando os hábitos de vida e o ambiente social em que uma pessoa está inserida é Moshe Szyf, professor de Farmacologia e Terapêutica da Universidade McGill, no Canadá. Szyf também foi pioneiro ao afirmar que essa programação do genoma – que ocorre por meio de processos bioquímicos batizados de mecanismos Epigenéticos – seria um processo fisiológico, uma espécie de resposta adaptativa ao ambiente que começa ainda na vida uterina.

Pesquisas realizadas pelo grupo de Szyf e colaboradores nos últimos anos mostraram que o padrão do DNA pode ser alterado por fatores como a qualidade do cuidado materno nos primeiros anos de vida ou a exposição a maus-tratos na infância, criando marcas Epigenéticas que perduram ao longo da vida.

Os resultados de alguns desses estudos foram apresentados por Szyf durante o Simpósio Internacional Integração Corpo-Mente-Meio, no dia 12 de março de 2013.

Em um trabalho de 2004, realizado com o neurocientista Michael Meaney, também da Universidade McGill, foram comparados dois grupos de ratazanas: aquelas que tinham recebido lambidas frequentes de suas mães quando ainda eram bebês e aquelas que não haviam recebido cuidados maternos.

Os resultados mostraram que os animais lambidos pelas mães se tornaram adultos mais tranquilos e equilibrados. Isso porque o amor materno atuou na região do hipocampo que regula o gene do receptor de glicocorticoides, ou seja, alteraram a regulação dos níveis de hormônios do estresse durante toda a vida adulta. Para mostrar que essa lógica se aplicava também aos Seres Humanos, os pesquisadores da McGill se associaram ao Instituto Universitário de Saúde Mental Douglas, também do Canadá, e ao Instituto de Ciências Clínicas de Cingapura, para analisando cérebros. Por meio de seus históricos médicos e de entrevistas com familiares, foi possível identificar entre os que tinham vidas desarmônicas aqueles que tinham sofrido abuso severo durante a infância – seja verbal, sexual ou físico.

Em outros estudos apresentados durante o evento, o cientista mostrou que o padrão de expressão dos genes também pode ser influenciado pela condição socioeconômica na infância e pelo estresse vivenciado pela mãe durante a gestação.

Muitas observações e ações no avanço sobre a Epigenética atrelado ao Processo das Constelações Sistêmicas vem mudando a maneira de percebermos Posicionamentos Sistêmicos e, consequentemente, emergindo novas atitudes nas pessoas envolvidas neste Sistema.

Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase.

Curriculum completoclique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

Constelação Familiarfoca os aspectos das relações que estão presentes no nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros

Existem “Leis”, chamadas de Ordens, que regem a estrutura sistêmica, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×