Corona Vírus: O Olhar Sistêmico

Corona Vírus: O Olhar Sistêmico

É de conhecimentos de todos que nós seres humanos mortais, não temos poder sobre as pessoas, mas sim sobre e nossas ações. No que tange ao Corona Vírus, menos ainda, pois se trata de ser invisível. E quais nossas ações neste agora? Cuidarmos de nós individualmente e coletivamente.

É de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Corona Vírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados em Wuham na China. Os primeiros Corona Vírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Estudos filogenéticos apresentam a provável origem através dos morcegos. Estudos realizados na China descrevem a primeira adaptação a uma outra espécie animal de onde fez o salto definitivo para os Humanos.

As ações individuais para combater esta pandemia estão disponíveis em todos os lugares em comum, mídias, etc. As ações coletivas ficam evidentes que a curto prazo para que este vírus amenize e possa ser eliminado de nosso convívio, precisamos, a princípio, de isolamento social e cada um de vocês sabem disto. Tenho absoluta certeza que você que está lendo este artigo, seja o elemento de profunda responsabilização dentro de cada sistema, portanto, como tal, devemos assumir nossa função de conscientizarmos coletivamente todas as pessoas que estão a nossa volta.

Posto isto, receberemos inúmeras informações diárias para que possamos nos adaptar às ações que serão relevantes neste agora. Ressalto que o ser humano é o único animal que tem o poder desta adaptação. Os animais irracionais não o consegue. É de nossa responsabilidade nos adaptarmos, cada qual, neste contexto da pandemia, para ampliarmos nossa consciência individual e coletiva.

É uma oportunidade gigantesca de olharmos para dentro nós e compreendermos que temos este poder de adaptação, lembrando que quando ressalto sobre adaptar, significa que conseguimos efetuar ações para nos mantermos vivos, mesmo não sendo um momento feliz, prazeroso e harmônico.

A Percepção Sistêmica:

A visão sistêmica traz três aspectos inovadores e essenciais para a compreensão da manifestação de doenças nas pessoas. Trata-se de compreender o seu pertencimento, a sua ordem de manifestação e o tipo de compensação que os organismos buscam para adquirir o seu equilíbrio vital através de qualquer adoecimento. No caso de uma doença infectocontagiosa como o Corona Vírus, que altera a conduta de comportamentos não só dos indivíduos infectados, mas de todos, pois seu caráter contagioso é significativo. Neste caso, é preciso compreender esta manifestação, não apenas no âmbito familiar, mas precisamos compreender as questões sociais, dos grupos e de todo um país, dada as proporções em que se manifesta a doença.

Uma vez que sua contaminação atinge à todas as pessoas indistintamente, seu processo de contaminação tem relação com questões sistêmicas das políticas públicas e das questões da saúde social de todos os povos mundiais. Neste sentido a ciência sistêmica pode trazer uma compreensão que nos dá perspectivas ampliadas, capaz de trazer novas compreensões para uma percepção inteligente e eficaz.

Os estudos das Constelações Sistêmicas apresentam a propriedade de contribuir com novas perspectivas para a vida saudável de todo um povo. Sabemos que muitas doenças refletem mecanismos de compensações de comportamentos que estão buscando soluções ainda não encontradas em seus organismos anímicos. E, ao se manifestarem como doença orgânica permitem acesso aquilo que está ocultado e causando um desequilíbrio no indivíduo, na família e na sociedade

Analisando cada uma das três classes de manifestações sistêmicas desta pandemia:

A análise sistêmica da manifestação do princípio de pertencimento do Corona Vírus, pode ser compreendida pela sua taxonomia. Este vírus é do grupo de genoma de RNA simples de sentido positivo. E, pelo fato de não pertencer a nenhum reino, ele se utiliza da vida, ou seja, do reino de seu hospedeiro. Além de ser o único ser celular composto por um invólucro de proteína com DNA ou RNA. Desta forma, sistematicamente, isto significa dizer que ele se instala como doença em conflitos relacionados a processos de interrupções da vida.

Outro aspecto está relacionado à dinâmica do princípio de hierarquia e ordem o fato da doença estar numa classificação de carácter epidêmico, implica dizer que se trata de comportamento coletivo, como no caso de resolução de leis que são transmitidas a todos os que vivem num conflito semelhante. As pessoas ao longo da vida podem se infectar com processos viróticos comuns. No caso específico do Corona Vírus um estudo genético confirmou que o “2019-nCoV” foi transmitido aos humanos por um animal silvestre desconhecido, infectado por morcegos, como mencionei acima. Este tipo de infecção não é um tipo de manifestação das chamadas doenças de desenvolvimento natural, mas algo completamente fora das chamadas doenças de desenvolvimento.

Na manifestação do princípio de equilíbrio que a doença busca uma compensação, atuação do Corona Vírus está relacionada à manifestação dos sintomas de febres, de disfunções respiratórias e de dores no sistema do metabolismo. Este quadro de manifestações são formas de compensações sistêmicas que se relacionam aos sintomas do medo, da vergonha e da culpa. Estes comportamentos, são reações relacionadas aos processos de interrupções da vida como pode acontecer, por exemplo, em situações de interrupções da vida pelo aborto.

A Remissão da Doença

(Fonte de Brigitte Champetier de Ribes, Marroquina nascida em 1947 e desenvolve um relevante trabalho com Constelações Sistêmicas em Madri desde 1973)

O tempo não volta, mas é possível se dar lugar para todos aqueles que estão excluídos. Portanto a Constelação Sistêmica tem como finalidade dar lugar a todos que foram excluídos da vida para que possam finalmente ocupar seu lugar de honra no Sistema.

Experiências recentes de Constelações realizadas com grupos de familiares e parentes de pacientes do Corona Vírus, mostraram que, quando o Holograma da doença é colocado no campo, os representantes começam a circular cabisbaixos, manifestando falhas coletivas É trazido representantes e estes olham para os vivos e buscam por aqueles que de alguma forma evitam olhar para os mortos. Aos poucos todos passam a se curvar perante a dor e o sofrimento. Só então, quando conseguem olhar e dar lugar a eles em seu coração, muda a dinâmica e os representantes da doença partem. Neste momento o vírus e outros representantes carregam consigo o medo, a vergonha e a culpa, dando lugar para a compaixão dos vivos que passam a ser guiados pelos representantes da vida. Neste momento é trazido para o campo palavras de Ajuda como: “Eu vejo a sua dor, vejo o seu medo da morte, vejo a vergonha do que aconteceu”.

A vida passa a buscar nas mães que antecederam, as forças para ver o insuportável. E aos poucos a vida vai abrindo espaço no interior do grupo e todos passam a ser incluídos no sistema. A partir de então, o vírus começa também olhar para a nova Hierarquia e Ordem e o Holograma do Corona Vírus pode se separar dos vivos, levando do campo a dor e o sofrimento. Então uma certa atmosfera de paz e harmonia passa a predominar no Campo.

A sabedoria deste sofrimento pode ser tomada como aprendizado universal e humanitário. Disponibiliza um aprendizado para toda a dor e sofrimento que pode ser levado para além do campo e através de sistemas possam cobrir o mundo inteiro, permitindo que cada um possa nesta remissão, contribuir como membros de uma só humanidade, sem distinção e preconceitos.

Meu Case de uma Constelação sob este Olhar:

Ainda quando não havíamos dado conta da seriedade sistêmica deste contexto, mas já sabedores da existência do mesmo, fui convidado para fazer uma Constelação Sistêmica sobre Doença, mas com um olhar no Coronavírus. Foi num sábado dia 15 na C.V.V. de uma grande cidade na nossa região e já com todos os cuidados de mascaras, álcool em gel e luvas. Confesso que neste dia achei estas medidas um tanto quanto exageradas, mas obviamente hoje, todos nós podemos ter outra visão a respeito.

O objetivo era o olhar sobre esta pandemia no mundo. Durante o Processo da Constelação, não gostaria de entrar muito nos detalhes, me chamou muita atenção neste relato que foi comum a nossa Constelação sob a importância do auto cuidado, mas um cuidado com olhar para a coragem e para a harmonia social.

Numa primeira fase fora olhado para um diagnóstico geral sobre os fatos que estamos presenciando com mais veemência, a força do vírus sobre os seres humanos. Num segundo passo, entramos naturalmente para um olhar de solução e percebemos o vírus lentamente se estabilizando. Também ficou latente que as ações dos seres humanos eram de poucos movimentos, mais precisamente movimentos sutis e alguns de quase letargia. Aí vai minha interpretação pessoal e técnica que devemos ter consciência que durante um tempo, precisamos se movimentar pouco, se isolar para que este vírus perca a força sistêmica.

Um outro olhar foi para o pânico individual e social. Aí também se me permite, gostaria de inserir minha interpretação baseado na minha percepção vista no Processo: Ficar em casa e se manter em isolamento é fundamental e relevante, mas ficar em estado depressivo e olhando apenas para o medo irá inibir o desaparecimento natural do vírus e enfraquecer os anticorpos sistêmicos.

Minha humilde percepção, até este momento, a população mais vulnerável seja as que tem dificuldade de manter bem os anticorpos, ou seja, a população mais idosa e com algumas doenças preexistentes. Mesmo assim, não obstante salientar que todos nós estamos sujeitos a sermos infectados, caso negligenciarmos as ações inteligentes e que possam nos garantir minimamente nossa saúde física, mental e emocional.

Conclusão Final:

O Corona Vírus nos leva a olhar para o quanto nosso egocentrismo tem sido desprezível.

Nosso desafio é encontrar o caminho do descanso, paciência com consciência nesse momento de transição num nível Supra Mental.

O Corona Vírus é o convite que nos sugere humildade, um retorno urgente e vital a um olhar sistêmico onde ações individuais inteligentes, significarão a transcendência mundial num Patamar coletivo homogêneo, equilibrado e harmônico.

Minha contribuição pessoal neste momento:

Nos próximos dias estarei em atendimento e acompanhamento remoto (skype, Zoom, Whatsapp, E-mail, Telefone). Estou à sua disposição para qualquer necessidade ou até mesmo para uma conversa informal, a fim de que juntos passemos por este momento o mais breve possível, rumo a uma nova vida com mais Consciência.

Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Curriculum completoclique aqui.

Constelação Familiarfoca os aspectos das relações que estão presentes no nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros

Existem “Leis”, chamadas de Ordens, que regem a estrutura sistêmica, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×