Constelação Sistêmica: Estratégias de Aplicação

Constelação Sistêmica: Estratégias de Aplicação

A Constelação Sistêmica Familiar ou Organizacional atrelado ao processo da Expansão da Consciência, é um caminho de evolução, no campo pessoal, familiar e profissional. É denominada sistêmica, porque enxerga o indivíduo dentro de um sistema integral e não fragmentado. É uma abordagem que, em um breve período de tempo, permite enxergar raízes profundas e históricas de problemas ou limitações atuais encontrando e apresentando seus caminhos de solução. Tem como Propósito e Função de servir a Vida com plenitude em todas as áreas; trazer à tona e olhar os emaranhamentos, proporcionando uma nova direção e solução na Vida; apresentar novos “posicionamentos” dentro do sistema, através dos movimentos e da Dinâmica Vivencial; impactos marcantes nos presentes: Constelado, Constelador, Representantes, Participantes e todos os Elementos atrelados aos Sistema, cada qual na sua intensidade.

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como Prática integrativa e complementar da Saúde Pública, a partir de 12 março de 2018. Está inserida em quase todos os países do mundo e em vários setores, tais como: psicoterapia, empresas, na educação, na área jurídica e na orientação de soluções humanas. No Brasil é amparado pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.208/97 e 2.494/98.

O Pai da Constelação Sistêmica é o alemão Bert Hellinger, que através de dezenas de vertentes, teve a percepção de uni-las, proporcionando este “insight”, que hoje é de grande valia e agrega valores relevantes na vida do ser humano.

Bert partiu da observação da influência das 3 (três) Leis, e como elas eram relevantes para explicar as desordens e emaranhamentos dentro dos sistemas familiares. A partir de então, ele caminhou na direção de expandir o conhecimento da Constelação através da prática. Nunca se preocupou em explicar o porque e como a Constelação funciona. Ele passou sua carreira observando os efeitos que ela trazia aos participantes e a si mesmo. Outros estudiosos entraram em contato com seus estudos e desse movimento surge uma nova leva de conhecimentos levando para a vertente científica.

Bert Hellinger observou inicialmente que existiam três Leis atreladas aos Relacionamentos e a Vida dos Seres Humanos. Somos todos regidos por estas verdades, mesmo se não tivermos conhecimento da sua ação sobre nós. Há pouco tempo, fora percebido uma quarta e relevante Lei que é muito agregadora e relevante ao Fluxo do Sistema e ao Processo.

Respeitar as Leis Sistêmicas do Amor oferece um caminho para uma vida mais leve e em conformidade com nosso destino. Desrespeitá-las, conscientemente ou não, traz manifestações que serão percebidas como dificuldades, desconfortos, estagnações e caos pelos membros de um sistema.

Abaixo segue um breve resumo de cada uma destas Leis observadas por Hellinger, lembrando que existe uma quarta lei que fora a mim e outros percebido e que não estará sendo mencionada abaixo:

PERTENCIMENTO – O direito de pertencer é de todos em um sistema. Todo membro de uma família tem o mesmo direito de pertencer. O sistema preocupa-se em proteger todos da mesma forma.

HIERARQUIA – Dentro de um sistema, é comandada pela precedência no tempo. Isso significa que aqueles que vieram antes tem autoridade sobre quem veio depois.

EQUILÍBRIO – Como na física quântica, os sistemas buscam o equilíbrio entre as trocas que ocorrem. O mesmo acontece nas relações entre as pessoas. Existe uma busca de reciprocidade e compensação nas relações humanas, onde o dar e receber deve ser praticado em igual quantidade entre os envolvidos.

Mitos e Verdades:

Sempre me perguntam sobre alguns aspectos que as pessoas pensam estar inseridos no processo deste relevante trabalho da  Constelação Sistêmica, aproveito para relatar o que mais eu sou indagado para que fique compreendido:

– Não há absolutamente nenhuma relação com aspectos religiosos, astrologia, espiritismo, TVP (Terapia de Vidas Passadas) ou reencarnação.

– Nada atrelado aos movimentos teatrais, seu nascedouro foi originalmente observado das Esculturas Familiares de Virginia Satir.

– O Constelador não exerce influência em dirigir o Campo e/ou Representantes dentro da Vivência em grupo ou com o trabalho individual utilizando os bonecos.

– Como qualquer outra vertente não é um fim e sim um meio, um caminho sustentável.

– Não vicia e pode ser apreciado com assiduidade em virtude dos resultados práticos e perceptíveis.

– É um método científico e empírico, originário da: Observação, Percepções apuradas, Experimentos, Resultados Evidenciados e para isto o Constelador necessita de conhecimentos técnicos contínuos, principalmente habilidade e experiência no trato com pessoas.

Estratégias de Aplicação:

Há algumas fases estratégicas essenciais para uma boa execução do Processo da Constelação Sistêmica e a Expansão da Consciência. Envolvem o Constelado que normalmente tem suas convicções das limitações ou problemas que esteja enfrentando. Ao Constelador, cabe com respeito e empatia ouvir o que o Constelado tem a relatar e em que área de sua vida está impactando significativamente. Minha experiência neste contexto, me faz compreender que normalmente o problema relatado pelo Constelado será atendido, mas o processo de execução muitas vezes transcendo um caminho além do imaginado. Importante ambos estarem abertos, sem julgamentos, à experiência, para que seus resultados fluam naturalmente e com harmonia plena. Agora, vejamos abaixo cada uma destas fases estratégicas:

Olhando para a limitação e/ou problema – Em primeiro lugar, é necessário que o Constelado apresente para o Constelador qual a sua limitação, dor ou sofrimento e por qual motivo ele decidiu buscar ajuda com um Constelador. Assim, o profissional saberá de que ponto iniciar o processo e a melhor maneira possível para ajudar o indivíduo.

Elementos familiares ou organizacional – Após a apresentação do problema, o Constelador e o Constelado devem ter em mente quais são as pessoas daquele grupo familiar que fazem parte da dor. Assim, verificando os membros familiares e os eventos causadores do trauma, a Constelação começa a tomar forma.

Determinado os Representantes – Em uma sessão em grupo, o Constelado irá escolher na plateia as pessoas que ele sentir identificação para fazerem o papel dos membros familiares ou organizacional originais. Em um atendimento individual, normalmente, são utilizados bonecos de artesanato específicos para esta finalidade, lembrando da necessidade do prato giratório que produz o efeito do Campo Morfogenético, importante para os resultados sustentáveis que o Constelado e todos os elementos inseridos receberão. Por isso, na sessão individual, serão escolhidos os bonecos que irão representar os elementos familiares ou organizacionais. A partir disso, podemos passar para as próximas etapas.

Desenvolvimento e Execução do ProcessoCom os membros familiares devidamente representados, o cliente irá posicioná-los no espaço disponível, montando a constelação e buscando refletir acerca dos vínculos humanos apresentados. Nesse momento, é possível que cada representante escolha qual a sua posição na constelação, a partir do que ele sente.

Percepção da Transformação & Solução – Nessa etapa, algumas ideias começam a surgir, tanto para o cliente, quanto para os representantes e o terapeuta. Ou seja, é o início da busca por uma solução. Os “insights” a partir da ação de cada representante começam a tomar forma. Assim, até que o caminho da solução comece a se destacar.

Os Reposicionamentos e Compreensão – Chegando ao fim da sessão, a Constelação é “remontada” com os representantes assumindo posições que irão trazer maior equilíbrio para aquele sistema familiar em questão. Assim, novas visões podem ser apresentadas e o cliente pode, por fim, começar a entender como melhorar a situação.

Finalização e FeedbackNo fechamento, o Constelado e os Representantes podem dizer o que sentirem que é necessário relatarem. Isso, especialmente sob orientação do Constelador. Aqui, nesse momento, os sentimentos são abordados, sobre como aquele representante se sentiu no papel daquele membro familiar ou organizacional específico.

Concretização, Paz e Equilíbrio Interior – Por fim, é a hora do olhar mais específico do Constelado. Agora, ele se compromete com o que ele viu no processo, sem julgamentos. Dependendo do caso, terá atitudes a tomar daquele momento em diante. Assim, ele poderá solucionar sua dor ou problema, e os emaranhamentos familiares ou organizacionais poderão ter uma solução, de imediato e ressoando por muitos meses.

Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

A Constelação Familiar, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.

Existem “leis”, chamadas Ordens (relatadas acima nesta matéria), que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×