Constelação Organizacional ou Empresarial

Constelação Organizacional ou Empresarial

Quero iniciar este artigo lembrando de uma das centenas de passagens do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, o pai das Constelações Sistêmicas, em seus estudos, trabalhos e congressos em centenas de países pelo mundo. Em 1995 num congresso em Kufstein na Áustria, Hellinger a pedido de um cliente usou sua metodologia de aconselhamento familiar, para aconselhá-lo numa questão envolvendo sua empresa. A partir daí vários consultores e profissionais atrelados à área empresarial descobriram que poderiam utilizar esta abordagem no âmbito do trabalho e também, com suas equipes organizacionais.

Gunthard Weber, psiquiatra alemão e Mathias Varga Von-Kíbed, professor de lógica e filosofia da ciência, trouxeram novos modelos e estímulos para o emprego dessa abordagem no contexto organizacional. Hoje existem alguns poucos centros de treinamento pelo mundo, que se dedicam a orientar profissionais de recursos humanos, liderança, gestão, administração, e empresários, dentre outros, utilizando essa abordagem, que pode ser adequada às suas respectivas áreas de atuação. O primeiro encontro internacional específico sobre a Constelação atrelada aos aspectos empresariais ocorreu na Holanda em 2004, reunindo mais de cem participantes de vinte e cinco países.

Adentrando mais nos aspectos específicos do contexto empresarial, fomos percebendo ao longo dos anos que quando um colaborador de uma empresa é demitido de forma grosseira ou humilhante, “sem honra” é provável que outros membros do sistema, no caso colegas de trabalho, se sintam inconscientemente “leais” a ele. Isso se manifesta muitas vezes em um conflito ou uma repetição daquele comportamento da pessoa demitida por outros membros do grupo que muitas vezes nem mesmo o conheceram.

Num outro exemplo, observa-se que para o bom desempenho do grupo, é necessário um respeito à ordem. Supondo que um diretor ou gerente não assuma sua responsabilidade, é provável que um liderado o faça em seu lugar, mas isso gera na maioria das vezes um forte sentimento contraditório por parte de seus pares, colocando o subalterno numa posição conflituosa e desconfortável com eles.

Essas situações nas organizações parecem ser de origem “pessoal”, mas na verdade tem a ver com a estrutura, ou melhor, com o modelo cultural da empresa, a qual vem sendo moldada. Assim ocorrem problemas sem que se perceba bem onde está, e com frequência, ocorre de forma repetitiva dentro da organização. Por isso denominamos tais problemas de modelos sistêmicos.

A Constelação Corporativa é um Mapa:

Por todos esses motivos, a implantação da Constelação dentro da empresa é importante para que o empresário tenha uma melhor visão da sua própria organização, dos problemas e também dos potenciais que estão estagnados; produtos que não emergem e outros que devem ser desenvolvidos e lançados, e assim conseguir soluções produtivas que repercutam numa estabilidade financeira.

Quando desenvolvo os posicionamentos do processo de uma Constelação Empresarial nos atendimentos e nas consultorias, é possível perceber rapidamente os efeitos e impactos que o respeito às leis sistêmicas traz para a organização.

A primeira percepção é que quando esses parâmetros são respeitados, o sistema como um todo tende a “distensionar” e descontrair, e isso permite maior foco nas questões produtivas do que um direcionamento para outras questões que não trazem resultados. Sempre sugiro ao realizar reuniões empresariais, que se respeite a ordem e o lugar de cada um.

“Darei o exemplo de uma reunião de equipe, de como se pode continuar com sucesso. Ou seja, primeiro estão sentados todos de acordo com a hierarquia e seu pertencimento, nesta ordem lógica. Então há um método de muito resultado que conheço oriundo desta dinâmica. Há uma rodada, isto é, cada um diz algo, exatamente na sequência da ordem como estão sentados, da esquerda à direita, sem que ninguém mais opine sobre isso. Como seriam fáceis as reuniões se cada um pudesse dizer o que quer dizer sem que ninguém diga nada, nem a favor, nem contra. Com este método simples, esse grupo transcende numa equipe. É eficaz, respeitoso e harmônico em empresas e em muitos outros contextos”. Bert Hellinger

Três aspectos sistêmicos da Constelação Corporativa:

1. Hierarquia & Ordem – Este é o primeiro princípio sistêmico dentro de uma empresa, onde é necessário que haja respeito pelo fundador, pois, por trás desta empresa há uma história que envolve pessoas, ideias, esforços, dinheiro, tempo, ações, realizações, dentre outras para que esta se tornasse realidade. Uma empresa não existe sem levar em conta seu fundador e todos aqueles que contribuíram formal ou informalmente para que ela existisse. Então é necessário que essa ordem seja respeitada, para que esta flua e consiga evoluir e se desenvolver mercadologicamente.

2. Pertencimento & Inclusão – É o segundo princípio sistêmico dentro de uma empresa, onde tem que haver lealdade por parte de seus colaboradores, pois eles fazem parte da organização. Uma violação nesse princípio, enfraquece toda a estrutura visível e invisível da empresa, independente do cargo ocupado por aquele que é excluído ou deixado de lado. Se na empresa todos trabalham em harmonia e tudo flui na ordem, seus colaboradores sentem-se mais felizes no ambiente profissional, apesar das pequenas tensões normais do cotidiano. É importante também que a empresa reconheça e lembre de colaboradores que já passaram por ela, com respeito e gratidão, não renegando suas participações como agentes agregadores na contribuição.

3. Equilíbrio & Estabilidade – É o terceiro princípio sistêmico na organização, onde está atrelado ao retorno que os colaboradores e “stakeholders” proporcionam à empresa, proporcionalmente ao valor que ela emprega em cada um dos seus funcionários. Novamente as ideias se cruzam, o sistema sempre procurará estabelecer a estabilidade nos movimentos dentro do contexto.

O seu lugar e função dentro da Organização:

Como já mencionei acima, o lugar onde cada um se coloca fisicamente numa reunião empresarial, impacta de alguma forma, seus resultados. Pode parecer um detalhe insignificante, porém há uma linguagem silenciosa que nós todos, como seres humanos, escutamos e a ela reagimos. Dentro dos vínculos nos grupos empresariais, sempre sugiro que se atente aos três princípios também mencionados acima: o lugar de cada um, o pertencimento e o equilíbrio nas trocas realizadas dentro do contexto organizacional. Isto porque cada grupo de pessoas é um sistema. Sistemas são formados por indivíduos que interagem e que se influenciam mutuamente, de forma consciente e também em níveis inconscientes.

“O que une as pessoas nas famílias são os laços de sangue” e o compartilhamento de uma história de antepassados em comum, que carregaram aquelas informações por muitas gerações. Assim, cada família é um sistema. E é a partir deste primeiro sistema do qual fazemos parte, que nós como indivíduos, somos mais influenciados. Da mesma forma, as organizações são sistemas compostos por indivíduos, denominados de colaboradores que se agrupam por um objetivo em comum, e como um coletivo, formam um sistema que reage àqueles três parâmetros relatados.

Todos os colaboradores da empresa serão influenciados pelo “tensionamento” ou “distensionamento” oriundo do caminho escolhido dentro do âmbito do respeito às Leis e princípios, conforme mencionado na Lei Geral dos Sistemas estudada e desenvolvida pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. A teoria geral dos sistemas não objetiva apenas solucionar problemas ou focar em soluções práticas, mas sim produzir formulações que possam proporcionar condições de aplicação na realidade empírica.  Quando fazemos parte de um sistema, estamos expostos ao que acontece “no todo”, e não somente no que incide diretamente sobre nós como indivíduos ou na linguagem corporativa: – colaboradores. Este é um dos muitos aspectos relevantes que a Constelação Organizacional traz como contribuição agregadora e é importante para que a gestão de pessoas em uma empresa seja eficaz e produtiva. Menciono com muita ênfase em todos meus trabalhos de atendimentos individuais, corporativos, estudos, pesquisas, cursos, palestras, seminários, dentre outros a significância da Visão Sistêmica, que resulta dos relacionamentos entre as partes e obviamente é muito maior do que a simples contribuição de cada um isoladamente. Um sistema sempre será uma resultante muito maior e muito mais poderosa do que a soma do papel unitário de cada elemento. Justamente, reconhecer as leis dos sistemas e seu funcionamento poderá ser o grande diferencial para empresas de qualquer porte no alcance dos seus objetivos. A Constelação Organizacional proporcionará à empresa ou equipe uma compreensão plausível para que cada colaborador sinta sua energia vital e produtividade eficaz quando se ocupa seu verdadeiro lugar e se respeita sua verdadeira função sistêmica.

 A equipe no olhar da Constelação Organizacional:

Cada vez que as imagens externas (como o posicionamento físico numa reunião) está em acordo com a imagem interna do sistema (quem veio antes e quem veio depois entre os colaboradores), uma harmonia profunda no sistema pode se manifestar. Hellinger escreveu sobre isto em seu livro “Histórias de Sucesso”:

“É importante que, numa reunião de grupo, todos estejam sentados exatamente de acordo com a hierarquia e ordem, isto é, cada um exatamente no lugar que lhe corresponde pelo tempo de pertencimento a essa equipe. A administração está à direita do chefe, se é que deve participar em uma reunião de equipe. Ela tem, depois do chefe, a maior categoria hierárquica. Ela garante que a empresa funcione. À esquerda do chefe está seu assistente ou representante. Então vêm os outros na hierarquia de pertencimento a essa equipe, da esquerda à direita no sentido horário.” Bert Hellinger

Novamente insisto, num primeiro impacto pode parecer um conhecimento superficial, mas a realidade é bem oposta a isso. Toda vez que a consciência do grupo é respeitada, através da ordem, do pertencimento e do equilíbrio, algo permite que o todo funcione com mais fluidez.

Se os objetivos mudarem, a empresa deve ser “reinaugurada”:

A Constelação Sistêmica pode ajudar a empresa a se desenvolver melhor e ter uma liderança claramente voltada para os princípios sistêmicos. Todas as empresas precisam de uma missão, propósito e objetivos transparentes e bem definidos. Isto não pode ser negligenciado e nem ser ofuscado, pelo contrário, deve estar disponível e acessível a todos os colaboradores da empresa, sob pena de violação sistêmica, impactando em fracasso e problemas de inúmeras naturezas.

Em alguns casos, quando uma empresa que foi aberta para oferecer um determinado produto ou serviço deseja mudar radicalmente de área ou de setor, causando “disrupção” em sua identidade, aconselho que a mesma seja juridicamente encerrada e em seguida, se for adequado, que a abra novamente, talvez com um novo objetivo social, produtos, dentre outros. É preciso uma reinauguração, para que a energia vital sistêmica possa fluir de maneira produtiva e evolutiva, para que possa ocupar seu verdadeiro “Markt Share”.

Conclusão final sobre Constelação Empresarial:

Direcionar o uso da constelação corporativa ou constelação empresarial sistêmica, isto é, a constelação para empresas e empresários, levando em consideração os princípios sistêmicos, vai fazer com que os negócios se tornem mais produtivos, sustentáveis e lucrativos.

A constelação sistêmica amplia a visão do empresário e dos líderes, resolve seus dilemas, melhora o convívio com sua família e com a equipe de trabalho e ajuda no desenvolvimento de colaboradores e clientes. Este conjunto de benefícios faz com que o empresário encontre prosperidade em seus projetos e negócios.

Compreender estas informações dentro de um sistema organizacional é essencial para assimilar as informações trazidas pelo processo da Constelação.

É de conhecimento de todos que as empresas passam por diversas dificuldades durante sua jornada: não evoluem, ficam estagnadas, não se desenvolvem, os clientes não se tornam fiéis e outros acabam nem se quer comprando. Funcionários em conflitos também é muito comum em empresas desestruturadas, onde faltam iniciativas e sobram desmotivação.

Concluo que Empreender não é uma tarefa simples, como muitos pensam, mas também é verdade que os benefícios de um empreendimento compensam todo o esforço dedicado ao negócio. Entre os maiores desafios que os empreendedores encontram está conseguir oferecer um serviço/produto de qualidade e fazer o gerenciamento de pessoal  etc. Se o empreendedor conseguir lidar com esses desafios, com certeza terá um “negócio” de sucesso e o reconhecimento mercadológico.

Para a sustentabilidade e sucesso em qualquer empreendimento, o empresário precisa estar bem resolvido e estável consigo mesmo e com sua família, compreender os desejos e dores de sua equipe de colaboradores, o que favorece um melhor gerenciamento de equipes e permite ao empresário  ser uma inspiração positiva, ajudando as pessoas que trabalham com ele a saber se entender e se comunicar com todos – colaboradores, clientes, fornecedores, stakeholders num nível empático, alicerce primordial para a conquista de resultados idealizados.

Finalizando, o “melhor dos mundos” seria que empresários se conscientizasse da relevância deste trabalho da Constelação Corporativa em sua empresa.

Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial

Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.

Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br

A Constelação Sistêmica, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.

Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.

Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira. 

As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×