O Desenvolvimento da Inteligência Cognitiva

O Desenvolvimento da Inteligência Cognitiva

 

Por que será que com tantas provas autenticas e inquestionáveis ainda insistimos em querer negligenciá-las? Porque confiamos tanto em pessoas ou ações que sabemos suas reais intenções e estas não são coerentes com nossos princípios de valores éticos ou morais? A Imunização Cognitiva, envolve os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo. A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

Estudos e pesquisas cientificas recentes e pouco disseminada, explicam a imunização cognitiva. Cognitiva vem de cognição, que é o processo de aquisição do conhecimento, incluindo o pensar, a reflexão, a imaginação, a atenção, raciocínio, memória, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência, as emoções. Envolve os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo. A capacidade cognitiva é a habilidade individual de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento. Para se tornar mais claro, a definição de cognição consiste em um conjunto de habilidades mentais e neurais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo, tais como: pensamento, abstração, raciocínio, memória, linguagem, capacidade de resolução de problemas e até mesmo a criatividade.

A Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade. Para elas, argumentos lógicos ou provas contundentes não têm relevância e não impactam em ações flexíveis. Os especialistas em psicologia das massas sabem que nossas mentes evoluíram muito mais para proteger nossas crenças do que para avaliar o que é verdade e o que é mentira. Os especialistas em comunicação constroem retóricas fantásticas, com intenção de desviar o tema principal e, especialmente, imunizar cognitivamente os soldados da causa. E aí, não adianta mostrar o vídeo, o recibo, o cheque, o testemunho do caseiro e outras provas, pois o imunizado cognitivo está “vacinado” contra fatos concretos, reais e objetivos.

Naturalmente esta apatia cognitiva não se restringe ao campo político, social, econômico, religioso, pessoal ou profissional. Ele transcende todas as áreas da vida humana e faz, por exemplo, que uma pessoa acredite no que ela quer acreditar, mesmo contra a razão que a própria razão desconhece.

Tá explicado então? Se você está se sentindo entorpecido das ideias, incapaz de descer do muro, provavelmente alguém está lhe ministrando umas doses de imunizante cognitivo. E você nem percebeu que está. Portanto, uma mentira repetida várias vezes pode tornar-se uma verdade na cabeça daqueles que querem que assim sejam!  Assistimos gente com estudo, inteligente, articulada, que sabemos que não está tirando nenhum proveito material, defendendo em público o indefensável. Como é que essas pessoas chegam a esse ponto?

Fases do processo de imunização cognitiva:

Primeira fase: isolamento de quem tem opiniões contrárias, protegendo suas ideias. A pessoa vai eliminando de seu convívio ou mesmo de sua atenção, quem pensa diferente.

Segunda fase: redução da exposição às ideias contrárias. Passa a ler e ouvir apenas as opiniões em alinhamento com suas crenças e valores, se eximindo de todas as outras contextuadas no mundo real.

Terceira fase: conexão das crenças às emoções poderosas. Se você não seguir aqueles posicionamentos, algo de ruim vai acontecer. Exemplos evidenciados com frequência: Se você pecar, vai para o inferno. Se você não seguir aquele cidadão, você não terá sucesso. Se você não fizer parte desta equipe, sua vida será estagnada. Lembra-se de ter deparado com estes comuns de exemplos?

Quarta fase: associação a grupos que trabalham para combater as ideias dos grupos contrários. Isso acontece em vários contextos sociais, por exemplo: na política, economia, ciência e outras. Nos negócios percebemos isto, quando enaltecendo as limitações ou posicionamentos dos concorrentes.

A Inteligência Cognitiva:

Nós desenvolvemos a inteligência cognitiva ao longo da vida e a cognição consiste em um conjunto de habilidades mentais e neurais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. O desenvolvimento dessa inteligência cognitiva se faz com o constante processo de aprendizado evolutivo. Desta forma, é muito importante sempre buscarmos novos conhecimentos e desafios para manter a mente ativa.

Através da nossa inteligência cognitiva conseguimos discernir as relações entre dados concretos e abstratos, fatos e interpretações, que emergem de nossa mente interior e transcende ao nosso mundo exterior. Podemos dizer que somos seres em constante transformação, não é mesmo?

O que caracteriza a inteligência cognitiva é a capacidade de permitir que novos conteúdos e informações se criem a partir da sua atividade. Ela traz o novo e pode transformar ou atualizar as situações em novas perspectivas diferentes das experiências anteriores.

Por esta razão é muito importante criar conexões neurais, para nosso sistema, sair da zona da acomodação e aprender o novo, estudar, aprender novas metodologia, enfim buscar conhecimentos atualizados e respeitar que o estagnado fora importante para obtermos novas e genuínas informações que serão mais agregadoras no momento presente, trazendo-nos novas habilidades e capacidades.

Por que tomamos decisões infelizes?

Esse é um tema que eu acredito que nós deveríamos estudar mais cedo, na escola: Cognição humana, para que nós possamos entender como nossa mente funciona, como funciona o ser humano, este ser que vem ao mundo sem manual de instrução. Compreendendo estes aspectos básicos, facilita muitas ações relevantes, dentre elas a toma de decisões, ações significativas que nos acompanha diariamente.

Nós pensamos que somos racionais, que pensamos bastante antes de tomarmos nossas decisões, mas na prática não é bem assim. Existe uma série de programações evolucionárias em nosso cérebro que nos despertam comportamentos automáticos e, consequentemente, repercutindo em resultados que não eram os esperados.

Dica simples para Desenvolver a Inteligência Cognitiva:

Nós desenvolvemos a Inteligência Cognitiva em todas as fases da vida, por exemplo, na infância estamos descobrindo e entendendo todas as situações e as assimilando na nossa mente, inserindo-as em nossos repertórios. Para o desenvolvimento cognitivo, é importante atualizar e aprender com novos conhecimentos onde produtos, consultorias, atendimentos, treinamentos, dentre outros, precisam ser atualizados na mesmo velocidade do desenvolvimento humano.

É importante também compreendermos que cada pessoa tem o seu perfil cognitivo, ou seja, cada indivíduo possui seu próprio conjunto de padrões para captar e processar as informações que recebe. Por isso que lidar com pessoas é um desafio tão grande, seja com a família, na escola, na universidade ou no trabalho. Se fala muito na questão da diversidade, na importância de estimular a convivência entre pessoas de diferentes etnias, idades, gêneros, orientações sexuais, entre outros aspectos, mas pouco se fala em diversidade cognitiva, que é tão importante quanto.

No mundo corporativo, empresas que se dão conta disso e montam equipes multidisciplinares, com profissionais de diferentes “backgrounds”, geralmente obtém algumas vantagens. Afinal, elas não se limitam a apenas uma maneira de enxergar as coisas. Dessa forma, quando surge algum problema, ele é analisado por diversos pontos de vistas. Faz sentido para você? Será que, para seguir essa ideia e levantar a bandeira da diversidade cognitiva, qualquer perfil cognitivo é bem-vindo?

A cognição engloba os processos mentais que resultam nos padrões de comportamento de uma pessoa. Obviamente, nem todos esses comportamentos são desejáveis. É importante deixar claro que o foco, além de elevar aos resultados almejados, é preservar e garantir a qualidade de vida e bem-estar da pessoa ou a longevidade de uma organização. A melhor produtividade, motivação e os resultados de uma empresa, equipe ou pessoa são evidenciadas naturalmente, inserindo informações atualizadas e estas serão, naturalmente, inclusas em nosso sistema de aprendizagem, fazendo parte integrante de nosso repertório.

Aqui, entra em cena o Modelo Comportamental Metavisão 4D, metodologia elaborada para promover ações facilmente aplicáveis, proporcionando resultados sustentáveis nas competências e no desenvolvimento individual e coletivo organizacional, estimulando transformação ativa nos pensamentos e garantindo resultados mais harmônicos e sustentáveis.

Sugestão Final:

Identificamos os comportamentos que faltam para que pessoas ou organizações obtenham melhores resultados. Apresentamos uma proposta de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade e necessidades observadas.

Que tal agendar para você, sua equipe ou sua empresa, um diagnóstico ou uma simples conversa, para compreender como o P.A.D (Programa de Alta Performance e Desenvolvimento do Metavisão 4D), poderá proporcionar melhor produtividade e resultados mais harmônicos e sustentáveis?

Ganhe tempo e contate: contato@metavisao4d.com.br ou Fone/ Whatsapp: 19 9 9111-1023

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×