Nossa vida é marcada por situações que se repetem, cutucando aquele mesmo ponto dolorido. Vira e mexe caímos na mesma armadilha, como se uma força desconhecida disparasse dentro de nós a tecla “Ctrl C + Ctrl V”. Do ponto de vista psicológico, caímos no mesmo buraco porque agimos em função de complexos sistemas de vivencias que trouxeram grande sofrimento. Naturalmente, não estamos preparados para lidar com esta situação limitante e aparentemente ‘apagada’ da consciência, permanece impregnada no arquivo inconsciente”.
Sempre que algum evento externo tiver a menor semelhança com aquela determinada memória, esse conteúdo transborda, como para lembrar que continua vivo e atuante. A tendência é continuar assim até cair a ficha de que é preciso interromper esse ciclo repetitivo e limitante. E a melhor maneira de desmaranhar estes desconfortos é iluminando as partes nebulosas de nós mesmos, através de processo sistêmico da Constelações. Sob esta perspectiva das Constelações Sistêmicas os nós ocultos que governam nossas vidas, sedimentando padrões limitantes, são chamados de emaranhamentos e podem ser desfeitos.
Segundo o alemão Bert Hellinger, que faleceu no ano passado em 2019, esses emaranhamentos acontecem quando transgredimos as leis fundamentais dos relacionamentos humanos bagunçando a ordem do amor. São elas: precedência, sempre respeitar quem chegou primeiro; pertencimento, todos devem se sentir parte do sistema; equilíbrio, entre dar e receber; tempo e espaço, relacionada diretamente ao PRESENTE – PASSADO – FUTURO. Fundamental para gerar ordem no Sistema e facilitar os resultados no Processo final. Encontrar obstruções desses tipos no histórico familiar e organizacional e trazê-las à consciência, reposicionando algumas atitudes, é o objetivo do método que a cada dia é objeto de estudos e pesquisas com maestria, para gerar resultados harmoniosos e sustentáveis.
Para que o conteúdo inconsciente se revele, no entanto, é preciso que uma teia de relacionamentos fique explícita.
Na Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional, um facilitador com formação e constante estudos, pesquisas e tratos nos aspectos Comportamentais, conduz a história de um Constelado, dentro de uma Vivencia em grupo ou até mesmo individualmente. Depois do Constelado alinhar preliminarmente seu desconforto ao qual pretende olhar para obter as respostas adequadas, escolhe entre os presentes no grupo aquele que irá representar os elementos inerentes ao seu sistema, passando a observar os posicionamentos (processo Vivencial em Grupo). Os representantes respondem, como se fossem os personagens em questão, a perguntas simples do facilitador. Exemplo: “Seus pais estão casados a muito tempo”? E são convidados a dizer, de tempos em tempos, como estão se sentindo – se desejam rir, chorar, fazer algum movimento, se sentem dor em alguma parte do corpo etc. A surpresa fenomenológica é que, na maioria das vezes, falas, sentimentos e gestos ali externados por pessoas completamente desconhecidas do Constelado (a pessoa que tem uma questão para resolver) coincidem com o jeito de ser dos entes a quem se referem. As posições dos representantes no espaço, bem como seus sentimentos e impulsos, dão pistas preciosas. “É como se eu fosse juntando as peças de um quebra-cabeça, que vão se confirmando até chegar ao ponto central do emaranhamento”.
Destinos enredados
O que acontece com um membro de um sistema inevitavelmente afeta os demais porque todos integram a mesma rede. A dificuldade de um se reflete na do outro, assim como potenciais e virtudes. Por exemplo: uma pessoa fica estagnada em solidariedade a um parente que padeceu da mesma forma no passado. “É como se disséssemos: “Por amor a você, ficarei triste, doente ou fracassarei”. Como se quiséssemos assumir o fardo, que não nos pertence, no lugar daquela pessoa”.
Isso ocorre porque temos a tendência a fazer pactos inconscientes com nossos antepassados, mesmo os mais distantes, nos identificando com suas dores e tentando, de alguma forma, expiá-las. Por isso, muitos repetem comportamentos limitantes. Também são recorrentes tentativas de compensações motivadas pela culpa por alguma falta que acreditamos ter cometido. É o caso de um membro do sistema se sente responsável pela tristeza de outro e que cobra soluções que estão muito além do seu alcance. Em ambos os casos, o problema de fundo é uma percepção distorcida da realidade. É fundamental identificar o nó, “desconfundir” as ideias e reposiciona-las na devida ordem, repactuando consigo mesmo algumas atitudes.
Após estas ações simples, a sensação de harmonia no sistema é intensa”, muito comum acontecer algo que a pessoa jamais cogitou como causa do seu emaranhamento se emerja. A essa altura, o processo está finalizado e o Constelado pode naturalmente sentir o campo harmonizado e absorver a força dele emanada, conforme mencionado abaixo.
O fenômeno Científico
Você deve estar se perguntando: “Como alguém que desconhece o Constelado e sua família pode fazer gestos e dizer coisas como se fosse a pessoa representada”? Ou então: “Como eventos vividos por antepassados longínquos podem influenciar nossa vida no aqui e agora”? Ambos os fenômenos se explicam com a ajuda de duas teorias. A primeira é a Teoria dos Campos Morfogenéticos, desenvolvida e pesquisada pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake (Prêmio Nobel). O pesquisador descobriu que há uma inteligência que precede a nossa existência física e que se manifesta de maneira sutil, com forte tendência a repetir aquilo que acontece com maior frequência. Cada vez que ocorre a repetição de um fato, esse campo aumentaria a força e a probabilidade de determinado evento ocorrer nas gerações seguintes. Uma segunda explicação parte da Epigenética, ciência que estuda a ação do meio ambiente e dos pensamentos sobre a biologia. Referência nessa área, o biólogo norte-americano Bruce Lipton, autor do livro Biologia da Crença que identificou em suas pesquisas científicas a existência de “Nano Radares” em nossas células. Segundo o estudioso, micro antenas captam os conteúdos da esfera inconsciente, permitindo que dados aparentemente misteriosos alcancem a consciência.
Vidas Alinhadas
Quando desvelados e harmonizados, os embaraçados das histórias dão lugar a percepções mais lúcidas dos acontecimentos, que, por sua vez, são acompanhadas de atitudes de respeito, aceitação, responsabilidade, reverência e inclusão. “Não se trata de mágica. As constelações não solucionam automaticamente todos os problemas. É preciso que a postura do Constelado, em alguns contextos, se modifique à partir de uma reformulação que vem do coração”.
Após um processo Vivencial em Grupo ou Individual na Constelação, reassumi a posição de quem está abaixo (Lei da Hierarquia), atenda a função, sem interferir diretamente nas demandas de quem está acima. Assim esse padrão, gradativamente, desaparecerá, vivendo de forma mais leve e consciente. Ao compreender as dificuldades de nossos antepassados, passamos a sentir compaixão por eles, e desse sentimento surge a aceitação das coisas como elas são, o que nos proporciona paz, equilíbrio e abre caminhos para seguirmos em frente. Lembro-me que há anos atendi um empresário que depois de meses, após ser Constelado, me relatou que seu filho era inseguro e ele também fora desacreditado por seu pai e este por seu avô, porém a partir de então percebera que sua vida e de seu filho pôde se refazer harmonicamente sobre bases de compreensão entre as gerações.
Por outro lado um casal de dentistas, após sucessivas tentativas frustradas de gerar um filho, chegaram de peito aberto ao procedimento, e meses depois, bebê à vista. “Ficou claro que havia uma interrupção do fluxo do amor entre os ancestrais, sendo um deles um militar muito severo e com dificuldades de demonstrar afeto. Neste processo específico da Constelação Sistêmica, essas relações são reparadas de alguma forma, pois o marido temia reviver a história paterna com seu descendente, e a gravidez não se consumava.
Outras veredas
Intensa e tocante, a experiência, na maioria das vezes, é muito bem assimilada pelos Constelados, representantes e participantes, cada qual em sua intensidade e qualidade da percepção. A resposta à abordagem depende muito dos recursos internos e do grau de autoconhecimento individual, onde eu particularmente, procuro treinar muito antes e durante todo o processo, pois sempre abro um trabalho em Grupo com uma aula Teórica antes de iniciar a Vivencial.
Os insights ou intuições e as transformações decorrentes da Constelação ressoam por meses e as vezes anos. Por isso não é indicado trabalhar a mesma questão num curto intervalo de tempo. Também é possível aplicar a ferramenta no atendimento individual. Nesse caso, utilizam-se bonecos ou outros elementos de ancoragem.
Por sua eficácia, a constelação, que surgiu tendo a família como foco, acabou sendo transposta para outros grupos humanos, ganhando o nome de constelações sistêmicas. Hoje é fato que seus benefícios expandem nas empresas, escolas e até a Justiça. Para se ter uma ideia, na Europa e principalmente na Alemanha, a Constelação é um processo cultural onde o ser humano utiliza seus recursos para qualquer tomada de decisão, das mais simples até as mais complexas.
A Constelação na Transformação Sustentável.
O trabalho das Constelações é algo muito transformador e libertador. É um campo de consciência e de amorosidade. É você ter um olhar de acolher as pessoas, percebendo a vida de uma outra forma. É trazer uma nova percepção, consciência, compaixão e gratidão para nós e para o próximo. Este processo de dezenas de anos utilizado em quase todo o Mundo e hoje reconhecido desde 2018 como pratica integrativa do SUS, é um caminho sustentável para sua Evolução e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial
Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.
Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br
A Constelação Familiar, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros.
Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.
A Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira.
As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.
Deixe uma resposta