Talvez você nunca analisou ou percebeu, mas em todo sistema, existe a repetição de um padrão, como relacionamentos que não se sustentam, alcoolismo, drogas, departamentos que não evoluem, produtos que não alavancam, finanças que não se equilibram, enfim os exemplos são infinitos.
Isso tudo pode parecer simples coincidência. Mas se pararmos para averiguar concluiremos que nossos sentimentos, pensamentos e crenças estão emaranhados com os de nossos antecessores e enfrentamos um destino muito parecido ao deles, gerando assim uma espécie de “Calamidade Repetitiva”. E se não tomarmos uma atitude esse padrão poderá se repetir por muitas gerações.
Dentro de sistemas familiares ou organizacionais, é comum que um de seus indivíduos repita acontecimentos difíceis outro que veio antes: esta é uma das premissas do conhecimento da Constelação Sistêmica, uma filosofia aplicada que se tornou, para alguns como uma solução para quase todas as limitações, para outros, como uma verdadeira filosofia de vida, com recursos para a Evolução Pessoal e Profissional.
O Fato é que esta repetição é uma forma de identificação entre gerações que tem uma grande utilidade ao sistema: garantir o pertencimento de todos. Ao repetir, um elemento mais “novo” do sistema traz de volta a experiência daquilo que em algum momento foi difícil para a família ou para uma empresa. Pode ser algo que talvez tenha motivado a exclusão e daquele membro anterior.
Deparando-se com a mesma situação, por exemplo uma família, se vê “movida” a lidar com a mesma dinâmica. É como se fosse uma segunda chance do sistema lidar com o que ocorreu, porém, desta vez gerando um novo movimento, uma nova memória que irá restaurar aquele que teve seu pertencimento negado.
É uma segunda chance de lidar com a mesma situação, porém sem excluir, pois, na vida e na natureza, tudo faz parte, tudo sem lugar e ninguém pode ser excluído, pois todos elementos fazem parte do todo.
Repetir é um movimento inconsciente, ligado aos nossos instintos mais primitivos dentro de um sistema, seja ele qual for. Porém, este movimento é pesado para todos aqueles que se estão inseridos em emaranhamentos ou limitações. Somos colocados de encontro a este movimento cego por nossas consciências coletiva e pessoal.
A Consciência coletiva
“Dentre os dois tipos de consciência, a consciência coletiva inconsciente é, evidentemente, a original, mais primitiva. Por assim dizer, ela se originou antes que o indivíduo pudesse se diferenciar e seguir uma consciência pessoal. É a consciência de um grupo. Esse grupo é mantido unido através de uma instância em comum, que zela para que nessa coletividade sejam mantidas certas ordens, para que a violação dessas ordens seja expiada e assim tenta anular a violação ou, pelo menos, que sejam trazidos à memória aqueles que sofreram injustiça, fazendo com que seu destino seja repetido por outros”.
Quando falamos de Constelação Familiar, há um termo que é bastante utilizado: O Campo Morfogenético, desenvolvido cientificamente por Rupert Sheldrake, biólogo Inglês. Damos este nome para o conjunto de informações que pertence a um sistema.Neste campo, estão inclusos todos os registros e memórias dos acontecimentos, bons e ruins, que aconteceram. Perdas e ganhos, sucessos e fracassos, vida e morte. Este Campo de informações influencia nossa vida diariamente. Como é comum observarmos nas Constelações Sistêmicas, muitos de nossos movimentos na vida são conectados com situações e repetições no nosso campo, ainda que inconscientes.
“Essa consciência coletiva cuida para que a coletividade, portanto, o sistema que dirige fique intacto e que ninguém seja excluído, ninguém seja expulso e que ninguém fique esquecido. Se isso acontecer, essa consciência coletiva escolhe então um outro membro dessa família, para que substitua esse membro excluído. Aqui atua uma compulsão coletiva de repetição, com a qual se tenta restaurar a perfeição, mesmo que na prática não tenha êxito dessa maneira. Aqui há, portanto, uma tentativa de compensação em andamento, para que ninguém dos que pertencem seja perdido”.
O Campo é uma consciência coletiva que atua em nós de forma inconsciente, embora possamos perceber claramente seus resultados. Temos facilidade em aceitar em nossa vida aquilo que encontra Ressonância em nosso campo familiar ou Organizacional, e é comum resistirmos aquilo que vai contra esta consciência, crenças, valores ou modelo cultural.
A Consciência Individual
Abaixo desta consciência primitiva, ou seja, a coletiva inconsciente, está a consciência pessoal. Seu objetivo principal é nos dotar de uma ferramenta que “nos informa” quando nosso pertencimento está em risco ou sob perigo. Reconhecemos este aviso da consciência através do sentimento de culpa e de inocência.
Quando vamos a favor daquilo que é estabelecido pela consciência familiar (muitas vezes repetindo algo difícil), sentimos em nosso interior o sentimento de inocência. Porém, se caminhamos em direção contrária ao que faz parte da consciência familiar, somos acometidos por um sentimento de culpa, que muitas vezes tem o poder de nos persuadir a abandonar o comportamento que gera este sentimento, mesmo quando é algo que nós como indivíduos desejamos. E, com esses dois sentimentos da consciência pessoal, nosso caminho na vida é estruturado.
“O sentimento de culpa que serve a essa função da consciência é vivenciado por nós como medo de perder a pertinência. É o sentimento de culpa que mais fortemente experimentamos, aliás, talvez até o sentimento mais forte. Ele nos obriga a mudar o nosso comportamento, para podermos assegurar ou recuperar a nossa pertinência. Nesse contexto, a inocência é experimentada como o direito de podermos pertencer. Essa inocência é, talvez, o mais profundo sentimento de felicidade e é o fundamento dos piores emaranhamentos, porque devido à necessidade de pertinência, fazemos tudo, também aquilo que nos prejudica, para que possamos manter este sentimento”.
Amadurecimento sem exclusão
Em um primeiro momento, temos a impressão de que essas dinâmicas trazem dificuldades para nossa vida, em função dessa identificação entre nós e nossa história. Algo que Bert Hellinger trouxe com muita frequência e precisão é que nos movemos em direção a estas dificuldades através da dor própria por um amor cego e fora de ordem, que deseja ajustar tudo e cessar o sofrimento que reside no sistema.
Repetimos e adoecemos por tentarmos nos colocar no lugar de ser o salvador daquilo que é difícil no nosso sistema, sem perceber o quão irreal é esta função a que nos propomos. Porém, podemos olhar verdadeiramente para estes acontecimentos através da Constelação Sistêmica e acolher de forma madura, sem excluir, sem tentar mudar ou tentar negar o que faz parte da nossa história. Recebemos assim uma força especial, conectada com aquilo que reverbera em nosso sistema e que pode nos levar ao Desenvolvimento e caminho Evolutivo. Ao reconhecer o que é verdadeiro, ainda que difícil, realizamos um movimento de inclusão que abraça todo nosso sistema. E quando incluímos tudo o que faz parte, estamos, do nosso lugar, ou seja, como é o amago da Constelação, estamos nos Posicionando no lugar devido e adequado, permitindo que o sistema continue adiante naturalmente, com respeito com o que foi e possibilitando que seja o que deva ser.
Agende sua Constelação Sistêmica Familiar ou Empresarial
Cassio Corazzari, Cursos de formação com Bert e Sophie Hellinger, incluindo módulos especiais sobre saúde, empresas, relacionamento de casal, Prosperidade e Equilíbrio Financeiro, dentre outras. Formação em Constelações Organizacionais. Formação em Constelações Individuais. Formação Internacional na Teoria dos Sistemas. Formação no Campo da Ressonância Mórfica, com Rupert Sheldrake, Prêmio Nobel. Scalar Heart Connection com Stephen Linsteadt. Certificação em Física Quântica com especialização em Homeostase. Curriculum completo, clique aqui.
Ligue e agende uma sessão Fone / Whatsapp: (19) 9111-1023 ou entre em contato por e-mail: cassio.leo@terra.com.br ou cassio@metavisao4d.com.br
A Constelação Familiar, foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente em sua vida, afetando seu modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais, empresariais, etc. Tem forte atuação no contexto Jurídico, Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, atuando com relevância em problemas, tais como: Dificuldades com Mãe e/ou Pai / Relacionamentos / Materialização Financeira / Dificuldades para Emagrecer / Depressão & Estresse / Pânico & Medo / Infelicidade e Infidelidade / Vícios (Álcool, Drogas, Jogos) / Falta de Realização Pessoal & Profissional / Dificuldades para Engravidar / Patologias de todos os gêneros
Existem “leis”, chamadas Ordens, que regem a estrutura familiar, como uma energia invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema e quando desrespeitadas, dentro de uma família, surgirão emaranhamentos, graves conflitos e desordens, em várias gerações depois.
A Constelação Empresarial, também segue as mesmas Ordens, mas esclarece a questão “O que de fato está acontecendo nessa empresa?” Apresenta as dinâmicas ocultas que estão impedindo o livre desenvolvimento e crescimento dessa empresa, em vários aspectos. Foca também questões de trabalho e carreira.
As Constelações Sistêmicas, abrem caminho para que essas Ordens sejam restabelecidas, fechem ciclos que permanecem abertos, permitindo a solução na sua vida, trabalho, carreira, empresa.
Deixe uma resposta