Desafios Comportamentais para a Nova Era do Desenvolvimento

Desafios Comportamentais para a Nova Era do Desenvolvimento

A medida que em que o mundo evoluiu, nós seres humanos que estamos inseridos nele, somos diariamente “convidados” a nos desenvolvermos continuamente, cada qual dentro de sua velocidade e necessidade.

Despertar o potencial ou o interesse no desenvolvimento de uma determinada pessoa, tem um grande valor, principalmente quando nossas limitações ficam exacerbadas, porém é interessante notar que todo ser humano é dotado de qualidade e habilidades, que ao decorrer da vida são evidenciadas ou não. Para ampliar as qualidades já exploradas pela pessoa, alguns passos pessoais devem ser enaltecidos, tais como: desenvolver sua capacidade perceptiva, ter em mente seus objetivos que lhe proporciona prazer e resultados, elevar os padrões a serem desenvolvidos e superados, a constante busca por novos aprendizados e pela absorção de novas informações na busca por novos desafios e conhecimentos.

Ser uma pessoa preparada para os desafios do cotidiano, com habilidades e aptidões não é exclusividade apenas de alguns. Precisamos compreender que não existem Deuses nem heróis, o que existe são pessoas determinadas a perceberem, de maneira inteligente, a colocar seu foco e atenção em contextos onde os outros não acreditam ou tem determinadas limitações para tal. Todo ser humano nasce com alguma genialidade e aos poucos podem ou não desenvolve-las.

Me permita convida-lo a refletir e compreender sobre alguns aspectos contribuirão relevantemente para superar os desafios e desenvolver seus comportamentos e potencial de maneira mais natural e sustentável? Vamos lá:

Já está absolutamente claro para ti sua Missão de Vida? – Existe um motivo pelo qual você nasceu, este motivo não foi uma decisão dos seus pais ou um “acidente” de percurso. Você nasceu com uma missão e somente será pleno, completo e realizado, por que não dizer feliz, quando tiver clareza e convicção qual é ela e que as evidencias comprovem que está no caminho adequado para cumpri-la!

Você se sente uma pessoa de Visão?  – A visão que me refiro não é a que enxergamos com os olhos, mas sim a que enxergamos com a imaginação. Imaginação é a capacidade de criar imagens, quando você a utiliza para criar uma imagem mental de um futuro otimista, você está sendo uma pessoa de visão, que enxerga além das adversidades. O ponto inicial para atender este importante aspecto é ser observador. Todo bom observador quando ser “expert” neste contexto tende a ser um bom Visionário.

Onde estão condensados seus Planos? Seu passo a passo? – Existem duas possibilidades, ou estão escritas num papel de fácil acesso para presenciar todos os dias ou estão em nossa mente. Pois bem, existem pessoas que insistem em manter em sua mente todo o passo a passo ou processos de suas ações que remetem ao caminho adequado. Não que seja um pecado, porém ressalto que não é a maneira mais inteligente. A Neurociência comprova com precisão que acumular informações em sua mente, contribui significantemente para limitar a capacidade de absorver novas outras. Sabe o motivo pelo qual estas informações insistem em permanecer em nossas mentes? Pelo motivo de não serem remetidas na área da Competência Inconsciente, ou seja, não criamos músculos neurais que garantam que estas já estejam no nosso “piloto automático”, ou seja, na área onde realizamos nossas ações com muita naturalidade sem esforço.

Se sente um Aprendiz? Ou o que você já aprendeu está de bom tamanho. – Conquiste os seus diplomas, transmita o que aprendeu, mas nunca deixe de aprender todos os dias. Extermine a ideia de que você já aprendeu o suficiente, pois é fato e é uma das leis Naturais da Sobrevivência, que o desenvolvimento nunca acaba, ele é permanente e contínuo.

Tenho medo de falhar?  – Saiba que em qualquer ação, sempre haverá novas e relevantes informações que agregaram valores importantes para nosso repertório. É bom não errarmos, mas muitas vezes quando falhamos, este contexto contribui para ampliar nossa aprendizagem, pois teremos clarezas que tal caminho não nos leva para onde pretendemos. Importante ressaltar que como seres humanos, estamos sujeitos a limitações. Não tenha medo de falhar, tenha vergonha de não agir, pois sempre estamos num processo de construção evolutiva.

Tenho hábito de ouvir pessoas mais experientes em busca de ajuda? – Escolha pessoas que confie e que sejam referências na sua área de atuação e explore-as, percebendo o caminho que essas percorreram para fazerem o que fazerem e produzirem suas ações com maestria. Tenha acesso, humildemente, a essas pessoas. Paralelamente procure se desenvolver também através de livros, palestras ou treinamentos que realmente agreguem valores pessoais e profissionais.

Por último, sugiro desenvolva estas, imprescindíveis, áreas da vida: Apesar de termos claramente várias áreas que podemos mencioná-las, sugiro que coloque um foco especial nestas três, familiar, financeira e espiritual. É preciso estar em harmonia com essas três áreas, caso contrário, você estará em desiquilíbrio e limitará o desenvolvimento de seu potencial, correndo o risco de ampliar sua capacidade comportamental.

Fique atento a estes aspectos, pois garantirão os resultados de maneira sustentável e permanente. Fazer o seu melhor, de acordo com suas capacidades de momento, neste agora, ajudará a lidar com os desafios que se apresentam.

Eis o meu convite final: Amplie suas capacidades e competências técnicas e comportamentais, de acordo com suas possibilidades, enfrentando os desafios com inteligência e Desenvolvimento para garantir a Sustentabilidade das espécies. O SISTEMA TE AGRADECE!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.