Continuous Evolution: A Evolução Contínua e o Novo Perfil do Ser Humano

Continuous Evolution: A Evolução Contínua e o Novo Perfil do Ser Humano

O desenvolvimento ou evolução de um indivíduo é o resultado de suas potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as várias fases da vida. A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo. As passagens pelos estágios da vida são marcadas por constante aprendizagem. “Vivendo e aprendendo”, diz a sabedoria popular. Assim, os indivíduos tendem a melhorar suas realizações nas tarefas que a vida lhes impõe. A aprendizagem permite ao ser humano perceber melhor as situações que lhes permeiam, seus companheiros, a natureza e a si mesmo, capacitando-o a ajustar-se ao seu ambiente físico, mental e social.

É uma forma de aprendizagem que visa melhorar as habilidades e sanar as dificuldades geradas através da evolução natural do ser humano. A amplitude de melhoria contínua deve ser escolhida de acordo com as necessidades de cada pessoa ou organização, levando em conta o tempo a ser investido, a área da vida que é mais relevante neste momento e os objetivos almejados. Lembro que como as áreas da vida estão conectadas, quando emergimos e desenvolvemos uma área, todas as outras serão impactadas positivamente, cada qual em sua proporção.

Por meio do desenvolvimento contínuo, é fundamental que as pessoas alcancem uma maior compreensão de seu potencial infinito, de modo que possam conquistar sua realização pessoal e profissional.

Você tem buscado ir além para conquistar aquilo que deseja? Você, e somente você, é o responsável por seus objetivos e por sua capacidade de alcançá-los. Tem investido tempo em novas e atualizadas aprendizagens para ampliar sua capacidade evolutiva, ampliar seu potencial, transformando-se num ser cada vez com mais conexões neurais ativas?

Acostumo dizer que iremos precisar de uma nova geração de seres humanos que tem iniciativa constante em aprender e se inserir definitivamente no ritmo das mudanças e transformações impostas pelo sistema. Estes serão pioneiros e encontrarão novas maneiras de combinar relacionamentos de confiança, negócios e tecnologia para aumentar sua produtividade e bem estar social. Vão atualizar os modelos mentais obsoletos em todas as áreas da vida.

Paralelamente a isto, organizações de todo tipo procurarão seres com poder de percepção inteligente, flexíveis e orientadas a ter um ligeiro poder de decisão com menos riscos oriundos dela. Vão querer pessoas que têm a habilidade comprovada de aprender continuamente e continuar relevantes em seus campos de expertise. São pessoas que vão buscar ativamente oportunidades em que suas habilidades transferíveis poderão ser aplicadas.

Para obter resultados esperados e sustentáveis em qualquer contexto, será preciso abraçar a ideia da “continuous evolution”, que na prática significa ser alguém proativo, flexível e de interesses diversos quando o assunto é conhecimento e novas habilidades. Apenas ao adotar essa postura será possível se manter relevante e competitivo em todos os cenários da vida humana.

Você certamente já se flagrou pensando ou dizendo: Quem sou eu? Que é que eu faço nesta vida? De forma muito simples eu lhe respondo: Você é um ser que está sempre se fazendo ser. Você hoje é diferente de ontem e é diferente do que será amanhã.

Nós todos somos seres em evolução, quer saibamos ou não, quer queiramos ou não. Somos seres em desenvolvimento permanente e contínuo desde que nascemos.

O que é Desenvolvimento Pessoal:

Nós podemos simplesmente deixar que as coisas aconteçam em nossa vida. Nesse caso, seremos conduzidos por forças externas a nós: família, religião, escola, empresa, cônjuge, ideologia, dentre outras. Podemos seguir a filosofia do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar”.

Tudo isso pode ser de grande significância na vida, mas nos tira o que de mais valioso temos enquanto seres humanos: a liberdade e o compromisso natural de evoluirmos como seres vivos. Existem situações rotineiras e eventos que nós não podemos controlar, mas sobre a maioria (as que dependem de nosso modelo mental e ações proativas) podemos sim, exercer alguma forma de influência e dar um rumo inteligente ao que precisamos para atender a nossa necessidade ou a do sistema que estamos inseridos.

Precisamos romper nossas limitações, principalmente as de crenças e valores. Mas este direcionamento próprio exige de nós um grande esforço de desenvolvimento pessoal. Exige de nós uma autoafirmação e um mergulho sincero em busca de autoconhecimento. Um esforço pessoal de descobrir nossas potencialidades, o imenso leque de possibilidades que podemos desenvolver em nós.

O foco desta etapa de desenvolvimento pessoal é aprender a cuidar de si, a amar a vida em si mesmo e em todas as suas expressões, ampliando naturalmente sua capacidade e inteligência cognitiva.

O Papel da Evolução Contínua para a Convivência Humana:

No ambiente familiar aprendemos a querer bem e a respeitar cada um como é, a definir as diferentes funções, a aceitar as precedências naturais e a conquistar seu próprio espaço, respeitando os espaços das outras pessoas. É no ambiente familiar o principal indutor de nossa visão de mundo, de nossas crenças e valores básicos. É comum a expressão “eu aprendi isso com meus pais”. Quando a carga afetiva era predominantemente positiva, aprendemos a aceitar como nossa esta visão de mundo sem maiores questionamentos. Quando, porém, ela nos era imposta de forma autoritária ou com violência, adquirimos uma predisposição para questioná-la e partir em busca de novas formas de olhar a vida e as pessoas.

É também nesta convivência básica familiar que aprendemos a ver a vida de forma dicotômica, aceitando e incluindo o que aprendemos que é o certo e verdadeiro e bom e a excluir e até mesmo a combater o que aprendemos que é o errado ou mau.

No processo de aprendizagem pessoal temos uma difícil tarefa: buscar nossa própria forma de ver o mundo e as pessoas, a ir além da dicotomia excludente e a aceitar as diferentes crenças e valores, a conviver com pessoas e grupos com costumes diferentes dos nossos.

A mais difícil aprendizagem nesta área é a de distinguir entre não aceitar determinados posicionamentos ideológicos, religiosos, políticos ou filosóficos com rejeição das pessoas que optam por algum desses posicionamentos. Cada ser humano tem o direito de optar por suas crenças e de ser respeitado enquanto tal. Mas também a recíproca, cada pessoa tem o direito de discordar de posicionamentos, respeitando, porém, o direito do outro ao diferente ou à discordância. O foco desta etapa de desenvolvimento pessoal é aprender a respeitar os outros seres humanos e a ultrapassar as limitações da inclusão x rejeição.

Um desenvolvimento pessoal maior envolve o aprendizado de um olhar mais amplo, um claro sentido de propósito na vida: Para que é que vivo? O que a vida pede de mim? O que tenho de mais valioso para compartilhar com as pessoas nesta vida? Este é o verdadeiro amadurecimento no desenvolvimento pessoal e profissional. Uma convicção centrada de que somos criadores de nossa vida e “co-criadores”de um sistema melhor, onde todos aprendemos a nos sentir corresponsáveis por todos.

É a progressiva clareza deste propósito maior que vai nos dando sentido a cada passo em nossa caminhada pela vida. É com ele que vamos abrindo as trilhas por onde conduzir nossa vida.

Conclusão:

A Evolução ou desenvolvimento, atrelado ao processo de aprendizagem continuada tem a ver com o crescimento pessoal que é um caminho fundamental para desenvolver competência e habilidade para administrar as decisões, ações e reações que guiam a vida em direção aos objetivos. É a permissão de acesso ao nosso potencial infinito. Investir neste processo é garantir crescimento para a vida, realização e resultados sustentáveis. Investir apenas no desenvolvimento profissional pode resultar em frustrações e confusões num mundo em constantes mudanças, pois precisamos desenvolver as musculaturas do modelo de atuação para ampliarmos nossas capacidades de conexões neurais. Quando o desenvolvimento vem calçado num esforço maior e contínuo abraçando as vertentes do modelo técnico (trabalho) unido com o modelo de atuação (comportamental) estaremos preparados e seguros para enfrentar os imprevistos, e mantermos a qualidade de vida adequada.

Você quer atingir o máximo do seu potencial? Então permaneça ativo e focado na sua aprendizagem continua, pois conforme relata cientificamente uma das Ordens das Leis Naturais da Sobrevivência, quem não se desenvolve, morre, simples assim.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

×