Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas, por pessoas e no campo organizacional traduzimos que é um conjunto de estratégias inconscientes, extraídas pelos colaboradores de maiores destaques dentro de uma empresa e transformados em programas (estratégias inconscientes que normalmente nem o detentor delas, de maneira consciente não consegue relatá-las).
O termo é uma redução da palavra inglesa manuscript, que significa “manuscrito”, “escrito à mão”.
O script é o roteiro onde estão escritas todas as informações oriundas de conversas individuais com colaboradores de maior destaque de uma equipe ou organização e que são verdadeiras alavancas de resultados para equipes, departamentos e organizações, pois podem ser transformadas em programas (passo a passo) e retransmitidas com precisão para outros elementos que não dispõe de competências comportamentais, até então.
A proposta envolve a preparação de Livro de Scripts e treinamento dos Colaboradores para utilização do Livro de Scripts. O Livro de Scripts tem como objetivo disseminar pelos membros da equipe as capacidades de lidar com objeções e conflitos dos mais competentes colaboradores da própria empresa.
O Livro de Scripts é elaborado com base na experiência dos mais competentes colaboradores de uma equipe da organização, utilizando como recurso a tecnologia de linguagem hipnótica (linguagem para solução de problemas e objeções), revelam como as pessoas tomam decisões e os mecanismos de pensamento de cada elemento de uma equipe.
Dentre as mais diversas experiências podemos relatar os seguintes aspectos identificados com facilidade:
– Gerenciamento de Conflitos: Enfrentar situações conflituosas, analisando-as de forma fundamentada e criteriosa, destacando a necessidade de definir critérios de decisão e buscar as melhores alternativas de solução, encaminhando suas ações na busca de resultados.
– Comunicação com o cliente: Capacidade de ouvir, compreendendo e buscando decodificar os diversos critérios utilizados pelos clientes para tomar decisões. Saber expressar-se com clareza para melhor receptividade.
– Foco no Resultado: Interações com foco em resultados. Alcançar resultados mesmo com recursos escassos. Ter capacidade para melhor entender as objeções e alocar energia no que é relevante.
Capacidade de Influência nas decisões dos colaboradores: Fazer com que os colaboradores sintam-se apoiado nas suas opiniões, tornando-o mais receptivo às sugestões e propostas.
Deixe uma resposta