Neuroplasticidade: A adaptação natural do Cérebro

Neuroplasticidade: A adaptação natural do Cérebro

NEUROPLASTICIDADE: ADAPTAÇÃO NATURAL DO CÉREBRO

O cérebro humano é um dos grandes objetos de estudo da ciência, cercado de mistérios, portanto, instigando a nossa curiosidade. Trata-se de uma máquina, com conexões capazes de fazer com que todo o nosso sistema funcione, em perfeita harmonia ou não.
Apesar de ainda esconder diversos mistérios, sabe-se que o cérebro tem grande capacidade adaptativa, podendo sofrer mudanças de acordo com as situações as quais é submetido ao longo da vida de um indivíduo.
Neste espaço quero compartilhar contigo detalhes inerentes a este contexto, buscando explicar de que maneira ocorre esta adaptação neural às situações de aprendizado às quais é submetido.
Convido você a me acompanhar nesta leitura e aprender um pouco mais sobre o cérebro humano e a Neuroplasticidade.

O que eu quero compartilhar contigo?

A Neuroplasticidade diz respeito à capacidade do cérebro de adaptação ao longo das experiências vividas e dos aprendizados. Trata-se de uma característica do sistema nervoso que é fundamental para a realização de qualquer atividade que estimule o cérebro, como prática de atividades físicas, leitura ou qualquer processo de aprendizado.
O Processo de Aprendizagem, um processo científico que envia mensagens para o cérebro que determinada informação é importante e precisa ser devidamente armazenada para cumprir uma função em determinado momento de sua vida. Para que esse aprendizado ocorra com qualidade e eficiência, é preciso que o cérebro seja devidamente estimulado de maneira principalmente criativa.

Tipos de Neuroplasticidade

Também conhecida como plasticidade neuronal, a neuroplasticidade está dividida em dois tipos: a plasticidade sináptica e a plasticidade de circuitos/redes neuronais. Vamos conhecer e analisar cada uma delas, para que assim possamos entender um pouco mais o funcionamento de nosso cérebro, bem como seus mistérios.

Plasticidade sináptica

Quando falamos em plasticidade sináptica, estamos falando de algo extremamente importante para o aprendizado e para a memória do cérebro humano. Basicamente, são sinapses que acontecem e que têm a capacidade de, ao longo do tempo, se fortalecerem ou enfraquecerem, dependendo do quanto a sua atividade está aumentando ou diminuindo.

Plasticidade de circuitos/redes neuronais

Já a plasticidade de circuitos/redes neuronais, diz respeito a algumas modificações e transformações que acontecem na atividade cerebral, e também na relação que existe entre os neurônios que estão sincronizados dentro de um circuito existente, assim como com a interconexão que acontece com outros neurocircuitos do cérebro humano.
Dentro dos aspectos atrelados a Metodologia MetaVisão 4D, esta plasticidade é muito respeitada e é justamente aí que atualizamos com muita frequência informações para facilitar seu sistema (corpo e mente) a “abraçar” o que há de mais emergente e simples para atender suas necessidades pessoais ou corporativas na medida exata.

Dicas para aprendizagem

O cérebro aprende por dois caminhos distintos: Velocidade e Repetição, faço uma analogia com um exercício de academia, onde precisamos praticar para formarmos músculos; o sistema neural funciona da mesma forma, precisamos enviar as mensagens com velocidade e repetições para que estas, de maneira natural, sejam fixadas na fase da maestria e excelência, conhecida como “Competência Inconsciente”. Como eu relato no início do artigo, para que o processo de neuroplasticidade ocorra, é preciso que o cérebro seja constantemente estimulado. Assim, mudanças positivas poderão ocorrer, bem como o fortalecimento da memória, por exemplo.
Mas você deve estar se perguntando de que maneira você pode estimular o seu cérebro no dia a dia, não é mesmo?! Veja as dicas de aprendizagem que vou compartilhar contigo agora:

Coloque seu cérebro em movimento

Para desenvolver sua capacidade de aprender, é preciso tirar o seu cérebro da zona de conforto. O cérebro gosta de desafios, e quanto mais ele trabalha, mais estimulado ele se torna. Assim, sempre que tiver oportunidade, realize novas atividades, principalmente aquelas que estimulem ainda mais a sua capacidade cerebral.
Esta sugestão é importante, pois, a partir do momento em que o cérebro passa a se acostumar com determinadas situações que lhe são impostas com frequência, ele se acomoda e absorve aquilo com facilidade, deixando de se estimular e fazer novas conexões benéficas para a nossa sobrevivência.

Repense seus caminhos

Você certamente já faz alguns caminhos de maneira automática. Por isso, é importante fazer caminhos diferentes, alternativos e estimular seu cérebro a trabalhar mesmo durante uma atividade comum do dia a dia.
Assim, por mais que seja mais longo, experimente fazer uma nova rota para ir à faculdade ou ao trabalho, pelo menos duas vezes na semana. Com isso, você já vai estar mostrando ao seu cérebro que existem outras possibilidades de aprendizado, oportunidades de obter novos conhecimentos e também insights capazes de proporcionar novas reflexões e conscientização para transcender ações limitantes e/ou repensar sua vida.
É comprovado cientificamente que apresentando alternativas, seu sistema neural, sabedor de seus objetivos, tem o poder de escolha e certamente tem mais possibilidade de fazer as escolhas inconscientes eficazes para atender sua necessidade.

Exercite os dois lados do seu cérebro

Tente tomar banho de maneira diferente como faz com frequência, se inicia lavando o cabelo, mude pelos pés, por exemplo. Pode parecer estranha e até mesmo engraçada esta dica, se quiser acrescente a esta ação, paralelamente, tomar banho de olhos fechados, este conjunto de ações fará com que você preste atenção a outros sentidos e estímulos, como o tato e o olfato, por exemplo. Experimente!
Troque a mão que você usa para fazer atividades rotineiras como escovar os dentes, abrir portas e mexer no celular, por exemplo. Assim você vai desafiar o seu cérebro a fazer atividades um pouco mais complexas com as quais ele não está acostumado.
Exercitar os dois lados do cérebro, faz com que haja um fortalecimento deste músculo do corpo humano, que precisa ser constantemente estimulado, para que não fique altamente acomodado.

Encare seus desafios com foco no seu Objetivo

Nós, seres humanos, somos movidos a desafios e objetivos. É isso que nos motiva e nos faz levantar da cama diariamente. Por isso, é fundamental em todas nossas ações ter um olhar claro sobre o que nos motiva a fazer algo e os impactos que esta ação proporcionará no nosso sistema e nossa vida. Uma dica e sugestão relevante é para que em cada nova ação olha também para seu objetivo e observe se está na direção adequada ou se há necessidade de algum ajuste. Chamo a atenção que mais importante que cumprir seus objetivos é não perder de vista o caminho que te levou até ele, pois muitas vezes suas conquistas podem ofuscar o processo mais significativo, ou seja, ter uma leitura precisa do passo a passo que te levou à sua conquista. Resumindo, perdemos a essência, o aprendizado que poderia ser utilizado outras inúmeras vezes.

Invista num Programa de Desenvolvimento Individual ou Coletivo – PAD

É um planejamento realizado a fim de que este possa desenvolver sua carreira, como também as competências necessárias para assumir determinadas funções dentro ou fora de uma organização. O P.A.D. deve atender tanto os interesses de uma empresa, departamento ou até mesmo individual pessoal, ou seja, seres humanos que estejam buscando Desenvolvimento e Evolução atualizada para resultados mais eficientes em diversas área da vida (relacionamento familiar, íntimo e social, lazer, finanças, gerenciamento emocional, saúde física e mental, dentre outras).
No desenvolvimento do trabalho do P.A.D. – Programa (Individual e Coletivo) de Alta Performance e Desenvolvimento, expõe-se tópicos relacionados às reflexões realizadas individualmente ou em um grupo em comum, de acordo com a necessidade, e o paralelo das relações pessoais no âmbito do exercício profissional, a importância e o papel do autoconhecimento, a inteligência emocional, o estilo de liderança na elaboração de estratégias e a competitividade no mercado. Serão apresentadas e compartilhadas as estratégias relacionadas ao sistema emocional das pessoas, no âmbito organizacional ou fora dele, pois o mesmo influencia diretamente na produtividade e nos resultados de estilos de lideranças e de gestores com o intuito de agregar valores para conseguir extrair o máximo das pessoas e da organização.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais e deixar o seu comentário relatando seu ponto de vista?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.