Este você será o mesmo ou Renovado no Ano Novo?

Este você será o mesmo ou Renovado no Ano Novo?

No intervalo do fim de um ano e início do ano posterior é comum refletirmos ou ouvirmos conversas atreladas à mudanças e desejos de realizações que ficaram postergadas.

Pois bem, mais um ano chegou ao fim e qual seu posicionamento sobre seus pensamentos e ações que ficaram no vazio e quais devem, realmente, serem planejadas e colocadas em ação?

Vamos refletir um pouco a respeito? Depois eu vejo, depois eu faço, depois eu ligo, depois eu falo. Depois eu vou, depois eu penso, depois eu resolvo. Foram tanto adiamentos que a vida se adiou neste processo. O tempo passou, mas a vida ficou.

Já ouviu ou falou esta frase? “Ano que vem vai ser diferente”. Acostumo dizer que nós temos possibilidades de enganar as pessoas, porém não é inteligente iludir a nós mesmos, ofuscando o palco do protagonismo e nos escondendo nas trevas da vitimização. É fundamental dar o primeiro passo e apresentar alternativas para que nosso sistema cognitivo acredite que temos competência para escrever um novo capítulo em nossa vida. Precisamos realizar hoje, não podemos mais esperar o amanhã, aliás, o amanhã não pertence a nós e sim a prospecção.

Mudanças simples e fáceis contribuem para que seu sistema neural aceite que é possível, se tornando hábito, até que fique inserido na nossa “competência inconsciente”: fase do processo de aprendizagem onde nossas ações são naturais e realizadas com maestria, sem qualquer esforço ou desgaste. Apesar de presenciarmos, em alguns contextos as   mudanças externas, somente obtemos resultados oriundos de qualquer mudança, agindo de dentro para fora, ou seja, sempre dependerá exclusivamente de nós mesmos.

Portanto, falando exclusivamente para você. Está realmente decidido e preparado para dar os primeiros passos? O que pretende fazer quando deparar com momentos desafiadores neste novo ano? Tem consciência que ajustes tendem a serem necessários no meio do caminho para chegar onde deseja? Terá disciplina para efetuar as ações imediatamente, caso sinta-se preparado, ou irá postergá-las? E o seu processo de percepção, como está? Lembre-se se eu não treinar meu processo perceptivo, os aspectos relevantes passam em minha frente desapercebidos.

Minha sugestão é iniciar por um processo de consciência proativa e caminhando naturalmente rumo a transformação e desenvolvimento. Vou sugerir abaixo algumas dicas simples, que contribuirão, relevantemente, para esta finalidade:

Aceite as mudanças – A mudança é a única constante que você pode ter certeza que ocorrerá na sua vida. Ela é inexorável e inevitável. Se lembra de ter passado algum ano de sua vida sem presenciar algum convite para você mudar? Se você confiar no que relatei acima sobre iniciar por mudanças simples e fáceis, que não geram riscos, já estará bem preparado neste aspecto e será capaz de se adaptar e administrar as mudanças. Caso alguma ação não contemple sua necessidade, e isso é passível de ocorrer, poderá lidar com isso e se fazer os ajustes adequados, seguindo em frente.

Já tem em mente o que deseja? O que quer? – Sem conseguir responder esta simples pergunta e ter total convicção que a resposta te proporcione bem estar e motivação, fica difícil seguir em frente. Se facilitar, sugiro que elabore uma lista de verificação, anotando cada pequena tarefa individual. Ao final é satisfatório evidenciar as realizações.

Identifique seu propósito – O propósito é o caminho certo para a concretização de um desejo e ação. Com o seu propósito em mente, bem como um plano de ação onde me sinta preparado para executá-lo, tudo o que possa parecer árduo se torna mais natural para ser realizado. Uma dica muito simples e que funciona muito bem é criar uma imagem mental de sua ação finalizada, concretizada. Seu sistema (corpo-mente) te encaminha naturalmente para suas realizações, tornando-as mais tangíveis, sem desgastes e estresse.

Comprometa-se com suas ações – Assuma seus compromissos, sejam quais forem, com disciplina. Cada ação realizada, você perceberá o quão mais natural será o motivo para concretizar a próxima e assim sucessivamente. É fato, não há nenhuma maneira diferente e mais fácil de fazer isso.

Seja uma agente Servidor – Servir está atrelado a protagonismo e a ação de iniciativa. Isto gera, cognitivamente, informações relevantes para as conexões neurais. Seja uma agente Servidor e aborte a ideia da passividade de ser servido. Quando você desenvolve o hábito de servir, fica com crédito inconsciente. Conhece o processo da Reciprocidade? É uma das regras que está intrínseca na sociedade. Utilize-a a seu favor! É natural do ser humano social retribuir algo que lhe gera valor. Primeiro, ofereça algo relevante e de forma verdadeira para que, em seguida, obtenha resultados oriundos da porta da reciprocidade aberta.

Amplie sua consciência que o Desenvolvimento é constante e contínuo – Como posso aprender algo novo e me satisfazer simplesmente com ele, se o mundo está em constante evolução? O desenvolvimento contínuo é uma forma de aprendizagem que visa melhorar as capacidades e habilidades do ser humano, minimizando as limitações comportamentais. Por meio do desenvolvimento contínuo, é fundamental que as pessoas alcancem uma maior compreensão de seu potencial infinito, de modo que possam conquistar suas realizações com mais naturalidade. Cuidado com a armadilha que o desenvolvimento ou aprendizagem tem um fim.

Agora ficará mais simples passar pelo processo de consciência proativa e caminhar naturalmente rumo a transformação e desenvolvimento para realmente ter certeza que poderá obter resultados adequados. Obviamente poderia sugerir muitas outras dicas, mas vamos ser inteligentes iniciando pelo começo, num processo que tem um caminho lógico.

Reflita sobre isto e certamente sua consciência se expandirá. Desenvolver seu processo de percepção, reflexão e consciência é o caminho único para garantir os resultados harmônicos e sustentáveis, consequentemente, proporcionará evidências claras que o ANO é NOVO e aqui surgirá um SER HUMANO que quer ser RENOVADO e EVOLUÍDO.

FELIZ 2019 COM MUITA EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.