Couseling

Couseling

Counseling é uma palavra de origem inglesa, que significa “aconselhamento“. É um processo de interação entre duas pessoas (um profissional especializado e o cliente), que tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer escolhas acertadas a nível pessoal ou profissional.

counseling parte do princípio que cada pessoa tem dentro de si os recursos necessários para resolução de problemas, e se serve de técnicas para ajudar a pessoa a se ajudar. Esta prática surgiu nos Estados Unidos nos anos 50, chegando à Europa na década de 70. Graças ao psicólogo americano Carl Rogers, o counseling foca a sua atenção na pessoa em primeiro lugar, e não no problema que ela apresenta, havendo uma valorização do relacionamento humano.

O profissional do counseling, conhecido como counselor (conselheiro em português), tem como objetivo clarificar opções numa altura de crise pessoal ou profissional do cliente, ajudando-o de forma rápida e pontual, através do aconselhamento.

São conhecidos dois principais tipos de counseling: o aconselhamento a nível de carreira, focado nos resultados profissionais; e o counseling emocional, que é liderado por um profissional com “expertise” e experiência na área comportamental.

Existe também o marriage counseling (aconselhamento matrimonial), onde um casal procura a ajuda de um conselheiro para resolverem os problemas de relacionamento que afetam o casamento.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.