Coaching

Coaching

Coaching é uma atividade de formação pessoal em que um facilitador (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O conceito de Coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O Coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra Coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

O termo Coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches. O trabalho de Coaching inicia-se criando um objetivo desejável e realizável pelo cliente, e esse pode abranger as mais diversas áreas. O resultado ideal é maximizar o potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho individual. Podemos, neste momento, destacar abaixo os mais diversos segmentos do Coaching, de acordo com o grau de procura e necessidade apurada:

Coaching de Liderança, uma qualidade cada vez mais valorizada. No Coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes.

Coaching Pessoal, aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É por isso uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente.

Coaching Profissional, Empresarial e Financeiro, é o processo liderado por um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. Este tipo de Coaching é conhecido como “formal”, este método é pago, e existe um contrato, sessões estruturadas e reuniões para ajudar e guiar os clientes. O Coaching empresarial é um tipo de coaching para empresários e tem o objetivo de ajudá-los, através de várias ferramentas e técnicas, a desenvolver capacidades e competências para se destacarem no mundo empresarial. O coaching financeiro é o desenvolvimento de ações especial que pretende capacitar de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial. O profissional em questão menciona e medita sobre os seus hábitos financeiros para compreender o seu momento atual. Depois de fazer isso, define-se as metas concretas e o plano de ação diário que o ajudam a atender às suas necessidades, conquistando seus objetivos.

Coaching Executivo, é um processo interativo de desenvolvimento profissional, que tem como objetivo melhorar a performance de uma pessoa no contexto empresarial. Neste trabalho, o processo liderado por um profissional utiliza metodologias, técnicas e ferramentas específicas para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. O coaching executivo pode também ser conhecido como coaching profissional ou Coaching empresarial. No entanto, o Coaching executivo está direcionado a pessoas que exercem cargos executivos em empresas, ou seja, cargos hierarquicamente elevados. Este processo é direcionado para os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício da empresa. Uma maior produtividade e aumento da satisfação profissional são fruto do Coaching executivo. Como em todos os outros tipos de Coaching, é fundamental saber identificar as metas. Sendo uma área relacionada com empresas, é igualmente importante saber identificar a missão e os valores da empresa em questão para que seja realizado um alinhamento. O Coaching executivo transforma o empresário em um líder mais eficaz, capaz de enfrentar situações de stress e de administrar mudanças uma maneira mais efetiva. O Coaching executivo visa desenvolver o capital humano e melhorar a qualidade de vida do coachee (cliente / aprendiz), e tem como foco a inteligência emocional, o equilíbrio e a liderança eficaz. Um executivo que tenha sido equipado através desta modalidade de Coaching, trabalhar melhor em equipe e consegue resolver problemas mais facilmente. Assim, graças ao Coaching executivo, as possibilidades são transformadas em realidade e o potencial de um indivíduo é transformado em excelência. Este processo é direcionado para os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício da empresa. Uma maior produtividade e aumento da satisfação profissional são fruto do Coaching executivo. Como em todos os outros tipos de Coaching, é fundamental saber identificar as metas. Sendo uma área relacionada com empresas, é igualmente importante saber identificar a missão e os valores da empresa em questão. O Coaching executivo transforma o empresário em um líder mais eficaz, capaz de enfrentar situações de stress e de administrar mudanças uma maneira mais efetiva.
O Coaching é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada a qualquer contexto, dentre os quais menciono: Coach de Relacionamentos, Coach de Família, Coach de Atletas, Coach de Adolescentes, Coach de Crianças, Coach de Sucesso, Coach de Comunicação, Coach de Vendas, Coach de Liderança, Coach de Energia, Coach de Negócios, Coach Financeiro, Coach de Aposentadoria, Coach de Crises e Transições, Coach de Carreira, Coach Espiritual, Coach de Emoções, Coach de Superação, Coach de Transformação, Coach de Novos Negócios, Coach de Gestores, Coach Financeiro, Coach de Férias, Coach de Orientação Profissional, Coach de Carreira, Coach de Planejamento, Coach de Empreendimento, Coach para Emagrecimento e inúmeros outros.

IMPORTANTE SALIENTAR QUE O COACHING POR SI SO, NÃO GARANTE ATENDER NA MEDIDA EXATA SUAS NECESSIDADES. É FUNDAMENTAL QUE O FACILITADOR TENHA UM GRAU DE DIVERSIDADE DE REPERTÓRIO MUITO ALEM DESTA METODOLOGIA.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.